segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

SAIBA QUEM SÃO OS VEREADORES DE JUSSARA

Os vereadores são os responsáveis pela elaboração das leis municipais, como, por exemplo, a Lei Orgânica – uma espécie de "Constituição Municipal", com as diretrizes que devem ser seguidas pelos Poderes Executivo e Legislativo e também pelos moradores da cidade. As câmaras de vereadores são, no Brasil, mais antigas do que o Congresso e as Assembleias Legislativas. A primeira delas foi instalada por Martin Afonso de Souza na capitania hereditária de São Vicente, em 1532, e ficou conhecida como "Câmara Vicentina". Hoje em dia, os vereadores fazem a ponte entre a população e o prefeito, além de fiscalizar o trabalho do Executivo. O número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município

O mandato 2017/2020 na Câmara de Vereadores de Jussara será exercido pelos vereadores:

Wanderso Moreira é o presidente
da Câmara
WANDERSON MOREIRA/PSDB 532 votos – Wanderson Gonçalves de Araújo Silva cursou gestão e segurança pública (Fac Lions), solteiro, exerceu cargo em assessoria na Secretaria de Governo/Segov, e diretoria executiva na UVG – União dos Vereadores de Goiás. É o primeiro mandato, o mais votado, o mais jovem vereador eleito, mas sempre militou na política assessorando o pai, o saudoso vereador Irmão José Moreira. Eleito para exercer o cargo de presidente da Câmara de Jussara, biênio 2017/2018.


Ivan da Van
IVAN DA VAN/PSD 429 votos – Ivan Paulo de Jesus, casado, dois filhos, cursou a 5ª série do ensino fundamental, foi motorista de ônibus e caminhoneiro, empresário do ramo do transporte escolar e turismo. Ex-presidente da Coopertransgo (responsável pelo transporte escolar no Município no período de 2013 a 2014). Ivan se emociona ao lembrar que a mãe Maria Brasilina de Jesus, falecida há dois anos, aos 84 anos, lavou roupas para criar o filho, e é genro de Quirino Vicente Marques, 93 anos, pioneiro na cidade.


Chico Rubião
CHICO RUBIÃO/PSD 393 votos – Francisco Rebouças Neto, casado, um filho, graduado em direito e administração rural e pós graduado em administração de cooperativas, servidor da EMATER-GO há 34 anos, criou o Programa Lavoura Comunitária em Jussara, é um dos fundadores da Aproleite. Eleito para o 5º mandato de vereador, ex-presidente da Câmara, construiu em 1998 a atual sede do Legislativo Municipal, incluindo o auditório Manoel Soares de Castro. De família pioneira, é sobrinho do fundador Estevam Fernandes Rebouças.


Neto do Moto Táxi
NETO DO MOTO TÁXI/PHS 365 votos – Cândido Natividade de Aguiar Neto, casado, uma filha, cursou o ensino médio, trabalhou na roça ordenhando até aos 13 anos, criado só pela mãe, veio para a cidade, trabalhou em empresas conhecidas como Churrascaria do Gaúcho, Gessoforte, mas gosta de lembrar os cinco anos que trabalhou no Verdurão Verdão. O apelido veio pelas atividades exercidas como moto taxista. Neto mostra carinho especial ao avô Cândido Natividade de Aguiar (Sr. Candinho), hoje aos 90 anos, pioneiro de Jussara. Disputou a primeira eleição, convidado pelo primo Geovane de Souza cujo falecimento, em honra à sua memória, o motivou à candidatura em 2008 obtendo 210 votos, mas só se elegeu em 2012 com 349 votos, vai exercer agora o segundo mandato.


Cloves do Militão
CLOVES DO MILITÃO/PP 358 votos– Cloves Fernandes de Brito Alves, casado, três filhos, cursou o ensino médio (técnico em contabilidade), tem formação técnica em meio ambiente (IEF Goiano), servidor público, ex-professor de educação física, também exerceu cargo na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e na Secretaria Municipal de Agricultura. Jogador de futebol pela primeira equipe profissional de futebol em Jussara, o Tupy Futebol Clube. É de família pioneira, filho de dona Virgínia Lina de Brito Alves e do ex-vereador Militão Fernandes Alves (presidente da Câmara por cinco mandatos).


Chiquinho da Nova Jussara
CHIQUINHO DA NOVA JUSSARA/PP 338 votos – Francisco José Correia, casado, um filho, cursou o ensino médio, servidor público municipal, agente de combate a endemias, fundador do MLCP (Movimento de Luta pela Casa Própria) em 1994, fundador do Setor Nova Jussara em 1996 e fundador da Associação de Moradores do Setor Nova Jussara. Chiquinho destaca que é o único vereador a cumprir o primeiro mandato comparecendo a todas as sessões, não utilizou diárias de viagens da Câmara, sempre compareceu a todos os compromissos e eventos oficiais.


Eliene Arraes
ELIENE ARRAES/PRB 321 votos - Eliene Rodrigues de Santana Arraes, casada, mãe de um filho, formada em Direito, tem curso de especialização em eventos, trabalha no escritório de Advocacia Arraes, foi servidora da Assembléia Legislativa de Goiás, e também na EMATER-GO, Foi líder de Senhoras de todo o Campo da Igreja Assembléia de Deus que agrega 19 igrejas. Eliene Arraes é esposa do ex-vereador Wolmer Arraes, ex-presidente da União dos Vereadores de Goiás/ UVG.


Itamar Caiado
ITAMAR CAIADO/PMDB 317 votos – Itamar Caiado de Castro, divorciado, três filhos, três netas, administrador rural, produtor rural e empresário da comunicação, proprietário da Rádio Cultural do Araguaia AM e Rádio Ativa 96,7 FM. O Coca, como é conhecido, é de tradicional família política, filho do ex-deputado Ibsen de Castro, disputou a prefeitura de Jussara por 4 vezes, todas pelo PMDB, partido pelo qual se elegeu vereador.


Eurípedes Barbosa
EURÍPEDES BARBOSA/PRTB 297 votos – Eurípedes Maria de Oliveira, casado, três filhos, cursou a 5ª série do ensino fundamental, operador de máquinas agrícolas, servidor público municipal efetivado em concurso público lotado na Secretaria Municipal de Transportes e Obras. Assume o primeiro mandato mantendo a força da família na política jussarense, é sobrinho do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Deusdete Barbosa, vereador por seis vezes.


Idali Bomtempo
IDALI BONTEMPO (Branca)/PRP 259 votos - Maria Idali da Silva Bontempo, viúva do saudoso advogado Geraldo Bontempo, mãe de três filhos, avó de cinco netos, pedagoga, pós-graduada, servidora por 32 anos na Secretaria Estadual de Educação, ex-diretora por três mandatos no Colégio Estadual Dom Bosco, aposentada.



Professora Helenilza
PROFESSORA HELENILZA/PTC 171 votos – Helenilza Maria de Jesus Oliveira, casada, mãe de dois filhos, pedagoga pós-graduada, servidora municipal desde 1998, mas professora desde 1987, quando começou lecionar em escola rural no município de Itapirapuã, na região da Marreca. É coordenadora de Inclusão na Secretaria de Educação de Jussara. Filha do Sr. Alvari Pires de Santana, 84 anos, da Fazenda Marreca. “Meu pai me ajudou muito, participou da campanha pedindo votos para mim”, disse emocionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário