quinta-feira, 16 de junho de 2016

GOVERNO DE GOIÁS - REAJUSTE DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES SERÁ PAGO EM JULHO

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte reitera que o Governo de Goiás vai pagar o reajuste de 11,36% aos cargos P-I e P-II a partir de julho, retroativamente a janeiro, de acordo com a Lei 11.738 /2008 que instituiu o Piso Nacional dos Professores. De acordo com definição do MEC, “o piso é pago para profissionais com formação de Nível Médio e carga horária de 40 horas semanais. Pela Lei, os demais níveis de carreira dos professores têm o aumento negociado em cada ente federativo.” (http://www.brasil.gov.br/educacao/2016/01/piso-nacional-dos-professores-sobe-para-r-2.135)

Goiás tem tradicionalmente concedido o mesmo índice aos professores dos cargos P-III e P-IV, mas considerando o contexto de crise econômica e de ajuste fiscal e financeiro por que passam o país, os estados e municípios, o Governo ainda estuda a possibilidade de pagar o reajuste, tentando encontrar os recursos necessários para esses níveis.

Esclarece também que a realização do concurso público anunciada na última sexta-feira (10/6), é um grande avanço para a categoria de professores, que reafirma o compromisso do Governo de Goiás e da Seduce com a escola pública. Ao atender a carência das áreas de química, física e matemática, com a oferta de mil novas vagas, o Estado terá a possibilidade real de verificar o déficit das demais.


Informa ainda que o salário oferecido aos professores com contrato temporário cumpre o estabelecido pela lei nº 17.257/2011, que versa sobre a remuneração para esses profissionais. Esses valores só poderão ser reajustados a partir de uma nova votação na Assembleia Legislativa de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário