segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

TRÊS CONSELHOS MUNICIPAIS SERÃO EMPOSSADOS EM JUSSARA

TODA A COMUNIDADE JUSSARENSE ESTÁ CONVIDADA A PARTICIPAR DA POSSE DOS CONSELHEIROS MUNICIPAIS

Três importantes conselhos municipais serão empossados pela prefeita Tatiana Ranna na terça-feira, dia 2 de dezembro, às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal.

Autoridades municipais e estaduais, juntamente com segmentos representativos da sociedade jussarense estarão presentes neste ato que consolida a representatividade da sociedade junto às políticas públicas de segurança alimentar, direitos dos idosos e combate às drogas.

Serão empossados os conselheiros que comporão os seguintes conselhos: COMSEA – CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR, CMI – CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO, COMPODS – CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS.

Os conselhos foram formalmente constituídos pela prefeita Tatiana Ranna, por decreto municipal observando indicações dos conselheiros municipais pelas pastas da administração municipais que dele participam e a representação não governamental que o fez em fórum próprio. A Secretaria Municipal de Assistência Social é que coordenou todas as ações de constituição dos referidos conselhos e de escolha das mesas diretora.

A presidente do GEED (Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas) do Estado de Goiás a Ivânia Fernandes estará presente e vai proferir palestra sobre o COMPODS.

COMSEA – CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - COMSEA é órgão colegiado de assessoramento consultivo, propositivo, articulador, fiscalizador e mobilizador da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, composto por representações do Governo Municipal e da Sociedade Civil organizada, com objetivo geral de propor, para o Município, as diretrizes gerais para uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

Este conselho participa ativamente na execução de ações para a implantação do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN: Criação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN Municipal, da Lei Municipal, do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN.

CMI – CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) é um órgão superior de natureza colegiada, permanente, deliberativo, composto de forma paritária por representações do governo municipal e sociedade civil. 

Trata-se de uma instância de controle social democrático, de caráter público, com autonomia para o exercício de suas atribuições na proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa.

COMPODS – CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas é um órgão consultivo, normativo, de deliberação coletiva e de natureza paritária, do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, responsável pela elaboração, articulação, implantação, acompanhamento e fiscalização das Políticas Municipais sobre Drogas, em sintonia com as diretrizes do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas.

Atua como instância de assessoramento do Governo local e de coordenação das atividades de todas as instituições e entidades municipais, responsáveis pelo desenvolvimento das ações referentes à redução da demanda e dos danos, assim como movimentos comunitários organizados e representações das instituições federais e estaduais existentes no município e dispostas a cooperar com o esforço municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário