domingo, 16 de março de 2014

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA VACINAÇÃO CONTRA HPV NO COLÉGIO DOM BOSCO

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizam vacinação
contra HPV no Colégio Dom Bosco
A Secretaria Municipal de Saúde de Jussara realizou vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) para meninas de 11 a 13 anos, no Colégio Estadual Dom Bosco. Todas as escolas na cidade, distritos e povoados, sejam municipais, estaduais e privadas serão visitadas pela equipe de vacinação da secretaria, mas a vacina está disponível também nos postos de saúde como UBS e CAIS

Para ser vacinada na escola, a menina precisará da autorização da família e apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação.

A VACINA CONTRA O HPV

A dose, que ajuda a proteger contra o câncer de colo do útero, estará disponível nos postos de saúde durante todo o ano. Em 2015, o público-alvo serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos.

Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois.


Vacinação contra HPV está sendo bem recebida nas escolas

Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada em Jussara e protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.


Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário