segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

ATUALIZAÇÃO - REBELIÃO, MORTE E FUGA NO PRESÍDIO EM JUSSARA

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), por meio da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap), informa que por volta das 14h15 minutos desta segunda-feira (27/02), 40 detentos da Unidade Prisional de Jussara, na jurisdição da 2ª Coordenação Regional Noroeste, renderam servidores, arrombaram a cela de isolamento onde estava o interno Glaucio Alves Ramos, o mataram a pauladas, socos e pontapés.

Glaucio tinha 28 anos de idade e cumpriu pena no semiaberto até maio do ano passado quando, depois de cometer novo assalto a uma fazenda, teve regressão de pena. Ele estava em cela isolada por dificuldades em conviver com os demais detentos.

Em seguida, sete deles fugiram da unidade prisional pelo portão dos fundos que dá acesso à horta. Menos de quatro horas depois, cinco dos fugitivos haviam sido recapturados pelas forças policiais e reconduzidos ao presídio.

As buscas pelos dois foragidos continuam em toda a região.

A Polícia Técnico-Científica da Cidade de Goiás foi acionada e realizou a perícia no local do crime, transportando o corpo da vítima para o IML.

Foram recapturados: Carlos Silva Ferreira, Wallisson Gomes, Matheus Verissimo Oliveira Morais, Marcos Paulo Santos de Godói, Sidneis Lopes de Oliveira Júnior.

Continuam foragidos: José do Carmo Santos Filho e Fabiano Ramos Rocha.


*Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) da SSPAP*

REBELIÃO, MORTE E FUGA NO PRESÍDIO DE JUSSARA.

Preso morreu em fuga na Unidade
Prisional de Jussara
Rebelião na Unidade Prisional de Jussara com fuga de 22 presos conforme informações preliminares, no início da tarde de segunda-feira de carnaval, 27/02. Está sendo feita a conferência dos presos para a confirmação oficial do número de fugitivos.

VEJA INFORMAÇÕES ATUALIZADAS NO LINK : "Atualização - Rebelião, Morte e Fuga no Presídio de Jussara".

Um presidiário foi morto, não se sabe ainda se pelos próprios presos ou em confronto com a segurança do presídio. O morto, conforme informações, conhecido como Glaucio.Outro preso ferido, a pauladas, foi levado pelo SAMU ao Hospital Municipal.

Reforço policial foi solicitado pelo comando local. As buscas já foram iniciadas, espera-se a captura já em breve dos foragidos.

A notícia se espalha rapidamente com força das redes sociais noticiando o fato. A população de Jussara e região encontra-se assustada com a fuga dos presos. 

A Unidade Prisional de Jussara, segundo informações não oficiais, contava com mais de 100 presos cumprindo penas diversas. Esta é uma das maiores fugas já registradas na unidade.

São aguardadas novas informações a qualquer momento. 

VEJA INFORMAÇÕES ATUALIZADAS NO LINK : "Atualização - Rebelião, Morte e Fuga no Presídio de Jussara".

SÁBADO, 04/03, COMEÇA TORNEIO DE FUTSAL EM JUSSARA COM 12 EQUIPES

Secretário de esportes Deusdete Barbosa
A bola pesada vai rolar no Ginásio de Esportes de Jussara a partir de sábado, 04 de março, 19:00 horas, com o início do 1º Campeonato de Futsal que terá a participação das equipes: Vale do Araguaia, Estações Calçados, Santa Fé, Líder Motos, Gera Motos, Bairro Nortista, Novo Brasil, Fazenda Nova, Super GG, Sobradinho, União, Vilmar Materiais para Construção.

Os jogos serão realizados aos sábados e aos domingos. As doze equipes jogarão entre si, em dois grupos distintos com a classificação das quatro melhores para a segunda etapa do certame.


O secretário de esportes e lazer, Deusdete Barbosa, está empenhado na realização do evento, juntamente com o diretor de esportes Armando Bovo. “Vamos movimentar a cidade com boas competições, no futsal e também no campeonato de campo que vamos realizar”, disse o secretário.

VEJA ATUAÇÃO DA PROCURADORIA DO MUNICÍPIO

Dr. Paulo Antonio é procurador jurídico do Município de
Jussara-GO
A Lei nº 795/2015, dispõe sobre a organização e competência da Procuradoria Jurídica, o regime jurídico de seus integrantes e define suas atribuições. É órgão vinculado ao gabinete do prefeito, representa o Município judicial e extrajudicialmente com a finalidade de preservar os interesses públicos e o resguardo da legalidade e moralidade administrativa. Tem ainda a competência para promover cobrança de dívida ativa municipal, emitir parecer em consultas formuladas pelo prefeito, secretário e mesmo dirigente de órgão autárquico, e auxiliar o controle interno dos atos administrativos.


Dr. Paulo Antonio e Dr. Halex Medeiros atuam na PGM
O procurador geral do Município é Dr. Paulo Antonio, responsável por analisar a legalidade de todas as políticas públicas da cidade, seja emitindo opiniões através de pareceres, ou através de demandas judiciais. “O principal objetivo da PGM é fazer com que as ações do Executivo, ou ligadas a ele, sejam baseadas nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, disse o procurador. Dr. Halex Medeiros (assistente) também integra a Procuradoria Jurídica.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

PROFESSOR CLAUDIO BARROS SE REUNIU COM SUPERINTENDENTE DA JUVENTUDE

Leonardo Felipe Marques de Souza (Superintendente da juventude), 
Cláudio Barros Guimarães ( Diretor do Centro de Educação Superior Kairós),
 Maria Aparecida Alves (Diretora da FIAVEC), Paulo (Assessor) e 
Dr. Jucélio (Assessor Jurídico )
O professor Cláudio Barros Guimarães diretor do Centro de Educação Superior Kairós juntamente com a empresária Maria Aparecida Alves diretora da FIAVEC (Faculdades Integradas de Várzea Grande), o assessor jurídico Dr. Jucélio tiveram reunidos no último dia 20 de fevereiro com o Superintendente da Juventude do Estado de Goiás, Leonardo Felipe Marques de Souza para tratarem sobre temas ligados à juventude nas regiões da cidade de Jussara e Niquelândia, na ocasião foi oferecido suporte para desenvolvimento de ações educativas, culturais e esportivas dentro dos cursos de Extensão Universitária oferecidos em inúmeras cidades do Estado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e as Instituições representadas pelos professores Cláudio Barros e Maria Aparecida Alves.


A pedido do senhor Tayrone Di Martino, Secretário de Governo que não pode comparecer devido estar no interior do Estado acompanhando o vice-governador José Eliton ficou agendada uma nova reunião para aprofundamento da parceria. O professor Cláudio Barros ficou satisfeito com o encontro e com a maneira cordial com que foi conduzida a reunião e acredita que esse “será um momento histórico no reconhecimento e valorização dos cursos de extensão universitária e sua contribuição para o bem estar da sociedade, em especial da juventude”.  

VEREADORES DE JUSSARA PARTICIPARAM DE SEMINÁRIO DO TCM-GO

Vereadores de Jussara cumprimentaram presidente do TCM-GO
Dr. Joaquim Alves de Castro, pela realização do Seminário
Vereadores de Jussara participaram do seminário TCM e o Legislativo – Novo Conceito de Administração realizado na terça-feira, 21/02, no Auditório da ACIG em Aparecida de Goiânia. O presidente da Câmara Wanderson Moreira disse que o evento cumpriu o objetivo repassando aos vereadores informações importantes e atualizadas acerca da legislação. “Os vereadores precisam de suporte técnico com informações e assessoramento para melhor desempenho de suas funções no Legislativo”, disse o vereador.

Mais de 500 gestores, como prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores, vice-prefeitos, deputados, controladores internos e secretários participaram do evento que apresentou normas atualizadas da administração pública.

Os vereadores de Jussara cumprimentaram o ex-prefeito de Jussara, e presidente do TCM-GO, Joaquim Alves de Castro pela realização do evento importante para os vereadores goianos.

Participaram os vereadores Ivan da Van, Cloves do Militão, Neto do Moto Táxi, Eurípedes Barbosa, Professora Heleinilza, Chico Rubião, Itamar Caiado e Wanderson Moreira.

PREFEITURA ANTECIPOU SALÁRIO DE FEVEREIRO DOS SERVIDORES PARA QUINTA-FEIRA, 23/02

A prefeitura de Jussara fez o pagamento do salário, referente ao mês de fevereiro, para todos os servidores nesta quinta-feira, 23/02. A antecipação foi por conta do feriado de carnaval que ocorrerá até o último dia do mês, no caso, 28/02. Servidores comemoraram satisfeitos a liberação do pagamento antecipado. 

O compromisso do prefeito Wilson Santos é com o pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado. Mas, no primeiro mês da nova gestão isso não ocorreu por conta de adaptações no Programa de gerenciamento do pagamento da folha, o que provocou insatisfação nos servidores, mas também na equipe financeira da prefeitura, já que haviam recursos disponibilizados.

DIA D DE COMBATE AO AEDES NO SETOR NOVA JUSSARA E BAIRRO GOIÁS

Combate ao aedes em Jussara-GO
A prefeitura de Jussara, através da Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Combate a Vetores, Regional de Saúde do Rio Vermelho, e Corpo de Bombeiros de Goiás realizaram mais uma etapa no Combate ao Aedes Aegypti, nesta quarta-feira, 22/02. Desta vez foi realizado o dia “D” no Setor Nova Jussara e parte do Bairro Goiás, onde as atividades continuam no dia 23/02.

A secretária de saúde, Nayara Luciana Ferreira Ribeiro Ramos, a coordenadora de vigilância epidemiológica, Eliana Rosa Rebouças, a coordenadora da atenção básica, Renata de Carvalho Silva, acompanharam as atividades que integraram Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate a Endemias e ainda servidores da Secretaria de Saúde.

Secretaria de Saúde, Regional de Saúde do Rio Vermelho e
Corpo de Bombeiros no combate ao aedes em Jussara
O aedes transmite a Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e a febre amarela urbana. A população deve participar do combate eliminando os possíveis criadouros do mosquito: todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada.

Foram realizadas inspeções nas propriedades, com eliminação de criadouros do mosquito, e orientação aos moradores. “Para vencermos é preciso que toda a população colabore na eliminação dos criadouros”.

A região do Setor Alto da Boa Vista e Residencial Vale do Araguaia já receberam ações de combate ao aedes. Após as ações no Setor Nova Jussara e Bairros Goiás será marcado no combate em outros bairros, até que toda a cidade seja coberta pelas ações.

Fotos: Fernando da Saúde.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

ATUAÇÃO DA PJ DE JUSSARA POSSIBILITA QUE CIRETRANS DE TODO ESTADO EMITAM CARTÕES DO IDOSO

A partir de hoje (22/2), todos os municípios goianos que não possuem unidade Vapt-Vupt, mas apenas Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) poderão emitir nestes órgãos as credenciais de autorização para estacionamento em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência. Esta decisão é uma conquista que valerá para todo o Estado, que foi viabilizada a partir de intermediação da 1ª Promotoria de Justiça de Jussara.

Com este novo arranjo, os Ciretrans locais poderão emitir as credenciais, recolhendo a documentação necessária e encaminhando a Goiânia, onde os documentos serão impressos e remetidos à origem. “Uma vitória do Ministério Público de Goiás”, comemorou Bernardo Morais Cavalcanti, titular da 1ª Promotoria de Jussara.

Segundo esclarecido pelo promotor, as cidades que estavam sem o serviço eram aquelas que não possuíam unidade do Vapt-Vupt mas somente o Ciretran, uma vez que nas localidades onde já existe Vapt-Vupt, a emissão já ocorria. Essas credenciais são válidas em todo o território nacional.

Protagonismo social

Conforme relatado pelo promotor, tramita na 1ª Promotoria de Justiça inquérito civil instaurado a partir da reclamação de um cidadão que, ao procurar o Ciretran de Jussara para fazer sua credencial para vagas destinadas a idosos, obteve a informação de que o serviço só era realizado em Goiânia. Como o município não conta com órgão de trânsito, o credenciamento deveria ser realizado pelo Detran-GO, nos termos da Resolução Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 303/2008, artigo 2º, parágrafo 3º.

Instaurado o inquérito, foram iniciadas as tratativas com o Detran com o objetivo de habilitar o Ciretran de Jussara para emitir as credenciais, não só para idosos, mas também para pessoas com deficiência, que gozam de semelhantes direitos em relação à destinação específica de vagas.


Assim, em reunião realizada ontem (21/2) pelo promotor Bernardo Cavalcanti com o diretor de Operações do Detran, Francisco de Assis Peixoto, e a advogada do município, Amanda Araújo Guimarães, foi informada a ampliação do pedido, com a definição de que não só o Ciretran de Jussara, mas todos os Ciretrans do Estado de Goiás realizarão o serviço de emissão das credenciais. (Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - foto: Banco de Imagem).

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

VEREADORES LEVAM APOIO À GESTÃO DE WILSON SANTOS

Idali Bontempo, Eliene Arraes, Chico Rubião, Itamar Caiado,
Wilson Santos, Professora Helenilza,Chiquinho da Nova
Jussara, Wanderson Moreira, Có do Militão, Neto do Moto Táxi
e Eurípedes Barbosa.
Os vereadores se reuniram com o prefeito Wilson Santos na prefeitura com a finalidade de debater ideias, levar sugestões e buscar informações acerca da administração já no seu início.

O prefeito Wilson Santos fez relato das atividades desenvolvidas, uma espécie de balanço da gestão nos primeiros dias até agora.

O presidente da Câmara, vereador Wanderson Moreira e o prefeito Wilson Santos articularam a realização da reunião que, em princípio seria realizada na Câmara, mas que de última hora foi transferida para o gabinete do prefeito, segundo o chefe de gabinete Robson Camelo.

Todos consideraram a reunião bastante produtiva, com vários encaminhamentos com soluções concretas, inclusive com parcerias definidas entre a Câmara e a Prefeitura.

“Uma reunião de altíssimo nível, onde os interesses da população e do Município foram a pauta”, destacou o presidente da Câmara.

Os vereadores reforçaram o apoio à gestão do prefeito. “Wilson Santos conta com o apoio de todos os vereadores, numa parceria em prol de Jussara”.

O prefeito agradeceu aos vereadores pela relação institucional e parceira mantida com o Executivo e disse que também é parceiro dos vereadores, na busca pela solução das questões apresentadas pelos representantes do povo no Legislativo. “A parceria tem de ser de mão dupla, respeitosa e a favor do melhor para Jussara”, destacou o prefeito.

Ficou acertada parceria entre Câmara e Prefeitura para a manutenção do convênio com a AJUMA, uma das questões debatidas na reunião entre tantas outras.

Os vereadores se mostraram satisfeitos com a reunião. “O prefeito está trabalhando com determinação, juntamos forças ao lado dele desde o início”.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

PREFEITO WILSON SANTOS ENTREGOU MATERIAL ESPORTIVO PARA TORNEIOS MUNICIPAIS

Armando Bovo, Deusdete Barbosa e prefeito Wilson Santos
Prefeito Wilson Santos fez entrega material esportivo para a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer: Jogos de camisa com calções, redes, bolas de futebol de campo, futsal, vôlei e basquete.

O prefeito Wilson Santos disse que vai apoiar as iniciativas esportivas, com boas competições. “Vamos dar oportunidade para a boa prática esportiva em Jussara, mais opções para a juventude e para os desportistas em geral”, disse.

O secretário de esporte e lazer agradeceu ao prefeito Wilson Santos pelo apoio ao espore em Jussara. “Estamos recuperando todas as praças esportivas como Estádio “Paraibão” e Estádio “Geraldão”, preparando para o campeonato municipal”, disse, explicando que os jogos de camisa entregues pelo prefeito serão utilizados para o futebol de campo. “O 1º Campeonato de Futsal que começa no dia 04 de março já está com quase tudo pronto, será uma grande competição com a participação de 12 equipes compostas pelos melhores de Jussara e região”, disse.

O material entregue pelo prefeito foi viabilizado pelo deputado Célio da Silveira junto à AGEL.

AGENTES DE SAÚDE RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA COMBATE AO AEDES

ACSs e ACEs recebeu capacitação em Jussara
A Secretaria de Saúde juntamente com a Regional de Saúde do Rio Vermelho realizam Capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde/ACS e para os Agentes de Combates a Endemias/ACE o Auditório da Câmara Municipal.

O prefeito Wilson Santos participou do momento de abertura do evento. O prefeito agradeceu ao representante da Regional de Saúde do Rio Vermelho, Renato Pena, pela capacitação dos servidores em Jussara. “Estou preocupado em dar condições para o combate ao mosquito da dengue, precisamos intensificar as ações nesta luta”, disse o prefeito.

O vereador Chiquinho da Nova Jussara, que é Agente de Combate a Endemia, destacou as atividades dos colegas no combate ao aedes e parabenizou a secretária de saúde pela atuação frente à pasta.

A secretária de Saúde Nayara Luciana Ferreira agradeceu aos ACS e ACE pela participação na capacitação. “Somo parceiros, sei a importância e confiamos no trabalho de cada um, somos aliados nesta luta”, disse a secretária, que completou: “Vamos intensificar o trabalho de combate à febre amarela”, disse, parabenizando a equipe da Unidade de Saúde Maria Rita do Nascimento pelas ações já desenvolvidas na conscientização e no combate à febre amarela.

O representante da Regional de Saúde do Rio Vermelho, Renato Pena agradeceu ao prefeito Wilson Santos pela presença na abertura da Capacitação dos servidores. “Goiás é exemplo no combate ao aedes, resultado do trabalho de campo executado pelos ACS e ACEs”, destacou.

A coordenadora do Núcleo de Controle de Vetores, Eliane Rebouças destacou a importâncias das atividades dos agentes, mostrando a necessidade de fortalecimento da união entre todos na luta contra o aedes. “Reconhecemos o valor de cada um nas nossas atividades, estaremos à disposição para melhorias nas atividades desenvolvidas”, disse.

O gerente do Núcleo de Combate a Vetores, José Valmir, agradeceu a todos pela participação e conclamou dedicação de todos para que a capacitação tenha o melhor proveito possível.

Fotos: Fernando da Saúde.


domingo, 19 de fevereiro de 2017

FEDERAÇÃO GOIANA DOS ACS E ACE FAZ PREPARATIVO PARA CONGRESSO EM BRASÍLIA

A diretoria da Federação Goiana dos Agentes Comunitários de Saúde – FEGACS realizou reunião para preparar a participação no Congresso que será realizado no início de abril deste ano em Brasília pela CONACS.

Na reunião também foi feita a prestação de contas da FEGACS do ano de 2016 e debatido assuntos como a Reformulação do perfil profissional dos ACS e ACE. A presidente da FEGACS Ruth Brilhante e a Drª. Elane Silva coordenaram os trabalhos na reunião.

O agente de saúde Fernando da Saúde participou da reunião representando o Município de Jussara. Fernando faz parte da diretoria da FEGACS, atuante e sempre presente nos congressos e manifestações da entidade.

Entre as levadas a Brasília para o debate no Congresso, a defesa do projeto de Lei nº 6437/2016 que dispõe sobre atribuições das profissões do agente comunitário de saúde e do agente de combate a endemias. 

sábado, 18 de fevereiro de 2017

PREFEITO WILSON SANTOS PRESTIGIOU BAILE DA MELHOR IDADE

Baile da Melhor Idade em Jussara
O Baile da Melhor Idade foi realizado com sucesso em clima de alegria e descontração, animado pela cantora Simone e por Caburé Lelo. O Clube da Associação dos Servidores Municipais foi tomado pela grande quantidade de participantes, com sorteio de brindes e presentes, e prêmios para os casais mais animados.

O prefeito Wilson Santos arriscou alguns passos juntamente com a primeira dama, dona Divina Gonçalves. Wilson Santos garantiu a realização mensal do Baile da Melhor Idade e melhorias para o Centro de Convivência do Idoso. “Vamos apoiar eventos como esse, uma forma saudável de socialização das pessoas, para melhorar a alta estima e a qualidade de vida da melhor idade, com mais lazer e mais atividades recreativas”, disse.

Prefeito Wilson Santos e Primeira Dama dona Divina Gonçalves
com equipe do CRAS
A secretária de Assistência Social dona Divina Gonçalves anunciou uma excursão com viagem à cidade de Barra do Garças-MT para os freqüentadores do Centro de Convivência dos Idosos/CCI.

O Presidente da Câmara Wanderson Moreira, e os vereadores Itamar Caiado, Cloves do Militão e Ivan da Van marcaram presença no evento dançante. Wanderson Moreira parabenizou a primeira dama dona Divina Gonçalves e à equipe do CRAS pela realização do baile.


Presidente da Câmara Wanderson Moreira, vereador Cloves do
Militão, prefeito Wilson Santos, e vereadores Itamar Caiado e
Ivan da Van.
A coordenadora do CRAS, Christielle Rodrigues, juntamente com a equipe, é que organizou o Baile da Melhor Idade, que será realizado sempre na última sexta-feira de cada mês, a partir das 19:30 horas. Em fevereiro, por conta do carnaval, o baile foi antecipado para o dia 17/02.


Espetinhos, caldos e refrigerantes são vendidos no local, mas a venda de bebida alcoólica é proibida. O ingresso, como todos já sabem, é um quilo de alimento não perecível que é revertido em cestas básicas para famílias carentes cadastradas pela Secretaria de Assistência Social através de equipe do CRAS e assistente social.


Prefeito Wilson Santos prestigiou Baile da Melhor Idade

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

WILSON SANTOS E WANDERSON MOREIRA PARTICIPAM DO 1º ENCONTRO REGIONAL DO PSDB

Prefeito Wilson Santos, governador Marconi Perillo e
presidente da Câmara Wanderson Moreira
O prefeito Wilson Santos e o presidente da Câmara Wanderson Moreira, ambos do PSDB, marcaram presença no 1º Encontro Regional do PSDB de Goiás realizado na sexta-feira, 17/02, no Castro’s Park Hotel em Goiânia.

O encontro teve a participação de lideranças tucanas, entre as quais presidentes de diretórios, vereadores, presidentes de Câmaras, vice-prefeitos, prefeitos, deputados e governador Marconi Perillo/PSDB.

Wilson Santos levou ao encontro, o apoio e o comprometimento do PSDB de Jussara rumo aos novos desafios a serem enfrentados pelo Partido. Wilson disse que "essa parceria é muito importante para Jussara".

Wanderson Moreira, Giuseppe Vecci e Wilson Santos

O presidente da Câmara Wanderson Moreira participa do encontro com a disposição de levar a bandeira do Partido rumo à renovação em Jussara. “Sou um soldado do Partido, quero colaborar para o seu crescimento cada vez mais em Jussara, com foco nas atividades da Câmara e parceria com o prefeito Wilson Santos”, disse.

A renovação dos diretórios municipais é o tema principal das discussões do 1º encontro regional do PSDB Goiás neste ano. Este também é o primeiro encontro presidido pelo novo mandatário do partido, o deputado federal Giuseppe Vecci.

WANDERSON E ITAMAR PARTICIPARAM DE SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DE SANTA FÉ DE GOIÁS

Itamar Caiado (Vereador Jussara), prefeita Lia, 
presidente daCâmara Márcia Caetano e Wanderson 
Moreira (presidente da Câmara Jussara)
O presidente da Câmara de Jussara Wanderson Moreira e o vereador Itamar Caiado prestigiaram, a convite, a Sessão Solene de abertura da Legislatura 2017/2020 na Câmara de Santa Fé de Goiás, 15/02. A prefeita Maria Erli Siqueira, a Lia levou a mensagem do Executivo aos vereadores.

A presença dos vereadores jussarenses foi destaque na sessão: “É a primeira vez que a Câmara de Santa Fé de Goiás recebe visitas ilustres da cidade de Jussara”, disse a presidente da Câmara Márcia Caetano, que destacou ainda a trajetória política do vereador Itamar Caiado, “que é proprietário rural na região e que tem fortes ligações com a história política do Município”, disse. Márcia também mencionou a sua gratidão com a presença do presidente da Câmara de Jussara, vereador Wanderson Moreira, de quem “guardo profunda admiração, acompanhei a trajetória do seu pai, o saudoso vereador Irmão José Moreira e também tenho apreço especial pela sua mãe” disse, destacando ainda a carreira promissora do presidente.

Câmara de Santa Fé de Goiás lotada em Sessão Solene
Vários vereadores citaram de forma grata a presença de Wanderson e Itamar na Sessão Solene. “Ficamos gratos pela forma carinhosa com que fomos recebidos na Câmara de Santa Fé de Goiás, essa interação é importante para a união e fortalecimento político na nossa região”, disse Wanderson.


A prefeita Maria Erli Siqueira, a Lia, também agradeceu as duas visitas ilustres, e falou sobre a sua relação com a Câmara. “O mandato não é para o indivíduo, é para o coletivo”, disse destacando a forma respeitosa com que pretende conduzir as ações junto ao Legislativo: “É papel do Executivo respeitar os vereadores. O Legislativo tem autonomia para cumprir o seu papel. Quero deixar bem claro aqui que respeito o Legislativo, os vereadores devem legislar e também fiscalizar o Executivo”, disse.

DISTRITO DE BETÂNIA RECEBEU SERVIÇOS DA SECRETARIA DOS TRANSPORTES E OBRAS

A Prefeitura levou benefícios e melhorias ao distrito de Betânia, através da Secretaria dos Transportes e Obras. Foram realizados serviços diversos como limpeza no distrito, retirada de lixo, poda de grama na praça e recuperação de estradas vicinais nas proximidades.

A Unidade de Saúde do distrito recebeu limpeza no pátio com a retirada de matagais e lixo. A estrada na região do Córrego da Bucaina também recebeu serviço com maquinários.


Todos os distritos estão recebendo os serviços da Secretaria dos Transportes e Obras, com as ações já realizadas também no distrito de São Sebastião do Rio Claro, a Gueroba.

PREFEITURA CONSTRUIU BUEIRO E MELHOROU ESTRADA NA REGIÃO DO INDAIÁ

A Prefeitura construiu bueiro na estrada na conhecida região do Indaiá. A obra foi realizada pela Secretaria dos Transportes e Obras utilizando mão de obra própria, com instalação de manilhas e construção de aterro com maquinários do Município.


De acordo com o secretário de Transportes e obras, Adenilson Parente, os serviços foram realizados atendendo reivindicação de fazendeiros e sitiantes da região. “Melhoramos a trafegabilidade na estrada que é importante naquela região”, disse o secretário.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

MUITA ANIMAÇÃO NA MATINÊ DA MELHOR IDADE NO CCI

Muito animada a Matinê da Melhor Idade realizada no CCI - Centro de Convivência do Idoso, realizada pela Secretaria de Assistência Social, através do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social.

O evento acontece todas as quintas-feiras, a partir das 15:00 horas, e segue sem hora marcada para terminar. O forró, ao ritmo de sucessos antigos, agita o pessoal, sob a coordenação do terapeuta ocupacional José Honório.

 Muita música, forró e brincadeiras, e o lanche que é servido, faz o sucesso do evento e a alegria dos participantes.

PREFEITURA LEVOU ATENDIMENTO MÉDICO A BETÂNIA


A Prefeitura de Jussara, através da Secretaria de Saúde, levou atendimento médico ao distrito de Betânia com equipe composta por médico, e enfermeiros. 

São realizados atendimentos médicos com consultas e fornecimento de medicamentos para a população de acordo com a prescrição do médico.

Todos os distritos estão recebendo atendimento regularmente nas Unidades de Saúde locais.



PREFEITURA PROMOVE CAMINHADAS MATINAIS E GINÁSTICAS LABORAIS PARA A POPULAÇÃO

Aryane Caetano é coordenadora da UBS Maria Rita
no Setor Planalto
A Prefeitura de Jussara, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo em todas as Unidades de Saúde/UBS, caminhadas matinais e ginásticas laborais. Foram contratados profissionais especializados como educador físico e fisioterapeuta que já atuam junto ao NASF (Núcleo de Apoio à Família).

"São realizadas ginásticas laborais para os funcionários das unidades, para relaxar desestressar, e logo após a caminhada com a população".

Espaços públicos como as Academias ao ar Livre instaladas recentemente em vários bairros da cidade estão sendo aproveitados para as atividades desenvolvidas.

Os interessados podem obter maiores informações na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

PREFEITURA INTENSIFICA AÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA

A prefeitura de Jussara está intensificando ações para conscientização contra a febre amarela através da Secretaria de Saúde, com caminhadas e distribuição de panfletos. Na quinta-feira a equipe da UBS Maria Rita do Nascimento realizou caminhada no período matutino orientando a população acerca das formas de combate à doença. Foi ressaltada ainda a necessidade de vacinação em adultos.

A panfletagem pelas ruas da cidade contou com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros, equipe do NASF e outros.

Vale-se lembrar que se consideram vacinados aqueles que possuem 2 doses de febre amarela confirmadas no cartão de vacina e idosos acima de 60 anos. Gestantes, idosos com baixa imunidade devem portar indicação clínica médica para realizar a vacinação, uma vez que a atual vacina esta provocando reações adversas. Quem tem alergia a ovo não deve tomar a vacina.

PALESTRA SOBRE FEBRE AMARELA E DENGUE NO COLÉGIO MILITAR

A Secretaria de Saúde realizou palestras através da UBS Maria Rita do Nascimento e da UBS Mini Cais, sobre a dengue e a febre amarela. A palestra foi ministrada no Colégio da Polícia Militar com o objetivo de conscientizar e informas as crianças e adolescente acerca do assunto.

Vale lembra que a dengue hoje possui quatro formas de vírus em circulação no País, porém com predominância de três tipos no Estado de Goiás: Dengue e a grande preocupação também na disseminação da febre chikungunha e zika.

A febre amarela também se torna uma preocupação em nosso município pelo grande alarme de casos no País de contaminação pelo vírus com cerca já de 88 mortes no total geral.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

PREFEITO WILSON SANTOS REUNIU COM CONSELHO TUTELAR DE JUSSARA

Prefeito Wilson Santos recebeu conselho tutelar em reunião
O prefeito Wilson Santos recebeu em seu gabinete os componentes do Conselho Tutelar de Jussara para reunião de apresentação da equipe e relato de atividades. A presidente do Conselho, Irene Oliveira fez relato das ações e das dificuldades, destacando a falta de segurança para os conselheiros, lembrando mesmo ameaças sofridas no atendimento de algumas ocorrências.

A presidente alertou para a necessidade imediata de instalação de cinco computadores já adquiridos para a devida informatização do órgão. “Faltam os estabilizadores de energia, e também o espaço adequado para a instalação dos equipamentos”, disse.

Mas a motivação principal da reunião foi a reivindicação de melhorias salariais, e também melhorias na sede do Conselho tutelar, incluindo a possibilidade de construção de prédio próprio.

Prefeito Wilson Santos em reunião com o Conselho Tutelar
O delegado da Polícia Civil em Jussara, Dr. Gilvan Borges de Oliveira, também participou da reunião e destacou a importância das atividades do Conselho Tutelar. “O conselho é muito atuante em Jussara”, disse o delegado.

O prefeito disse que buscará alternativas para nova sede do Conselho Tutelar, inclusive utilizando algum prédio desocupado que pertence ao Governo de Goiás. “Vou procurar junto ao Governo, através de cessão de comodato de imóvel, algum desses prédios desocupados”, disse.

Quanto à melhoria salarial, o prefeito disse que “é preciso melhorar, mas para tanto conta com aumento na arrecadação, já que o limite prudencial da folha de servidores está ultrapassado”, disse, acrescentando que faltam recursos, “temos de garantir o pagamento dos servidores em dia, e também os repasses do custeio da folha como a previdência e cumprir as outras obrigações administrativas, que são muitas”. O prefeito deixou em aberto o diálogo sobre o assunto para outra ocasião.

Participaram da reunião o Secretário de Finanças do Município, José Aparecido Teixeira Lobo (Zeca), o delegado da Polícia Civil em Jussara, Dr. Gilvan Borges de Oliveira, a vice-presidente do CMDCA Nilva Barros, e a 1ª secretária do CMDCA Drª. Ediná de Faria, os conselheiros Ana Paula Lessa, Irene Oliveira, Fernando Monteiro, Márcia Cristina e Fagner.

BAILE DA MELHOR IDADE DIA 17 DE FEVEREIRO EM JUSSARA

A prefeitura de Jussara, através da Secretaria de Assistência Social/CRAS, retoma a realização mensal do Baile da Melhor Idade, agora no clube da Associação dos Servidores Municipais.

Os bailes serão realizados sempre na última sexta-feira do mês, mas em fevereiro, por conta do carnaval, o baile foi antecipado para o dia 17/02, a partir das 19:30 horas, com a animação da cantora Simone e participação especial do cantor Caburé Lelo. Espetinhos, caldos e refrigerantes são vendidos no local, mas a venda de bebida alcoólica é proibida.

O ingresso, como todos já sabem, é um quilo de alimento não perecível que é revertido em cestas básicas para famílias carentes cadastradas pela Secretaria de Assistência Social através de equipe do CRAS e assistente social.

GERAÇÃO DE RENDA - WILSON SANTOS E GOIANÉSIA FAZEM PARCERIA PARA TRANSPORTE DE COSTUREIRAS A GOIÂNIA

Wilson Santos (prefeito de Jussara) e Vander de Paula (Goianésia)
se reuniram com costureiras
O prefeito Wilson Santos recebeu um grupo de costureiras em seu gabinete com o objetivo de firmar parceria com apoio no transporte mensal a Goiânia para compra de matéria prima, e acessórios para atividades em Jussara.

São cerca de até sessenta profissionais que utilizam fabriquetas de “fundo de quintal” no ramo de confecção e outros como cabeleireiras, bordadeiras confeiteiras, salgadeiras e outras. "Às vezes o ônibus vai lotado, mas nem todas vão todas as vezes", disse uma coordenadora. 

O grupo é coordenado por Douglas Márcia e Edna Ribeiro, já existe há anos, e utiliza o transporte realizado em ônibus para o acesso ao mercado na capital para a compra de materiais utilizados e também o acesso ao consumidor no grande centro. São fabriquetas modestas, com produção em casa mesmo, importante fonte de geração de renda para várias famílias jussarenses.

O prefeito Wilson Santos garantiu a parceria junto a empresa Goianésia. “Estou a disposição para ajudar, gosto de trabalhar e também de ajudar os que trabalham. Essa atividade é importante para as famílias que dela participam”, disse o prefeito, que destacou ainda a importância da Empresa Goianésia na parceria.

As costureiras ficaram satisfeitas e agradeceram ao prefeito pela manutenção do transporte que é realizado uma vez a cada mês à capital goiana.


O responsável pela Empresa Goianésia em Jussara, Vander de Paula também participou da reunião, com garantia de que o ônibus fará as viagens mensais a Goiânia.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

DEPUTADO VIRMONDES CRUVINEL FALOU PARA ALUNOS DA FAJ

Deputado Virmondes Cruvinel ministrou palestra em Jussara
O deputado Virmondes Cruvinel ministrou palestra sobre Estatuto Goiano de Concursos, promovida pela Faculdade de Jussara – FAJ, na Câmara de Vereadores, para alunos dos cursos de Administração, Direito, Ciências Contábeis, e Tecnologia da Informação.

A diretora da FAJ, Leila Lopes agradeceu ao deputado, destacando a importância da palestra, “o deputado é atuante, é um grande apaixonado pela educação, há mais de dez anos marca presença na Faculdade, ministrando curso e colaborando.

Ao iniciar a palestra o deputado falou da sua condição de representante do Município na Assembléia Legislativa, “cada vez mais quero estar presente lutando pelos interesses da cidade”. O palestrante falou simples e objetiva sobre Concurso Público, Forma de Desinvestidura no Serviço Público, e Lei Estadual do Concurso Público.


Diretora da FAJ Leila Lopes agradeceu deputado
O prefeito Wilson Santos foi representado pelo vice-prefeito Jean Carlos. Os vereadores Wanderson Moreira (presidente da Câmara), Itamar Caiado, Chiquinho da Nova Jussara, Ivan da Van, Cloves do Militão, Eurípedes Barbosa prestigiaram o evento que contou ainda com a presença do presidente do Sindicato rural Orion Caetano, presidente da CDL Sílvio José, diretor do CPMG Cel. Armando Fausto, direto da FAJ Leila Lopes, professores, advogados, secretários municipais, entre outras autoridades.

WEDER RIBEIRO E MAURÍCIO VENCEM FESTIVAL DE MÚSICAS EM ITAPIRAPUÃ PELA SEGUNDA VEZ

Weder Ribeiro,prefeita Zélia e Maurício
Weder Ribeiro e Maurício, de Jussara, venceram pela segunda vez o Festival de Músicas de Itapirapuã com a música Se Deus Me Ouvisse (Chitãozinho e Xororó). 

Em segundo lugar Marta Nunes - Disparada (Jair Rodrigues) Teresópolis – GO, terceiro lugar Artur Noronha - Comitiva Esperança (Almir Sater) Itapirapuã – GO, e quarto lugar Yago Melo - Sem Medo de Ser Feliz – (Zezé de Camargo e Luciano) Brasília – DF. Lourany Samara - Nada Além de ti (Gabriela Rocha) da Cidade de Goiás – GO recebeu a premiação Destaque Gospel.

Weder Ribeiro e Maurício venceram o Festival de Músicas Novos Talentos em Itapirapuã, realizado em 2013, repetindo o feito novamente agora na sua edição de 2017.


A prefeita Zélia entregou a premiação aos vencedores, parabenizando todos os participantes e também aos colaboradores e apoiadores. O festival foi organizado pelo ativista/produtor cultural Izay da Silva, conhecido produtor de festivais com mais de 20 anos em atividade na região, com apoio da Prefeitura de Itapirapuã, Câmara Municipal e do Governo de Goiás através do Fundo de Arte e Cultura e da SEDUCE-Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes e deputado Claudio Meirelles. O festival ficou marcado pela qualidade musical excelente, bons concorrentes, e pela organização.

domingo, 12 de fevereiro de 2017

SEGURANÇA - VEREADORA ELIENE ARRAES APRESENTOU PEDIDO PARA MONITORAMENTO COM VÍDEO EM JUSSARA

Vereadora Eliene Arraes apresentou requerimentos pela
segurança em Jussara
A vereadora Eliene Arraes quer a implantação do Monitoramento Eletrônico com Sistema de Vigilância Com Câmeras de Vídeo instalado nas áreas comuns externas nas principais vias comerciais visando a supervisão de áreas estratégicas, alvo da criminalidade. Eliene apresentou requerimento que foi aprovado por todos os vereadores com a solicitação que será enviada ao prefeito Wilson Santos. O vereador Itamar Caiado assinou a propositura junto com a vereadora.

Mas a preocupação da vereadora Eliene Arraes na busca pelo combate à onda de assaltos na cidade não ficou só nesta proposta, também é de sua autoria o requerimento apresentado e aprovado na mesma sessão para a criação da Guarda Municipal.

A vereadora justifica que “estamos perdendo a guerra contra a criminalidade na cidade de Jussara e nos distritos e não podemos ficar parados sem esboçar alguma propositura ou ação”, disse.

As proposituras apresentadas acenderam a discussão na Câmara pela segurança em Jussara. Os vereadores mostraram preocupação com a criminalidade, o interesse pelas propostas apresentadas proporcionou um bom debate sobre o assunto, o que deverá trazer novos desdobramentos com resultados positivos para a população.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

AVANÇOS NO ATENDIMENTO PEDIÁTRICO NA GESTÃO DE WILSON SANTOS

Dra. Amanda Maria Pereira Garcia Graduada em
medicina pela Universidade de Ribeirão Preto- SP
.
A Secretaria de Saúde implementou novo serviço de atendimento pediátrico nas Unidades de Saúde de Jussara, a Puericultura. São atendidas crianças de 0 a 2 anos e até 5 anos.

NOVO SERVIÇO

O prefeito Wilson Santos determinou a contratação da médica responsável para a implantação do novo serviço que é novidade no atendimento médico no Município. Antes não era realizado esse tipo de serviço na rede municipal de saúde.

A responsável pelo atendimento é Dra. Amanda Maria Pereira Garcia Graduada em medicina pela Universidade de Ribeirão Preto- SP. Residência em pediatria na Famerp –Hospital de Base de São José do Rio Preto, com aprovação do título de pediatria pela prova TEP ( Título de Especialização Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria. 



PUERICULTURA

Puericultura é a arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral, muitos problemas e doenças tem que ser investigado desde o primeiro sinal geralmente na primeira infância. Portanto a importância da consulta pediatra de forma periódica nos primeiros 15 dias de vida, com 2meses, 4 meses, 6meses, 9meses e 1 ano. No segundo ano retorno semestral e a partir do terceiro ano retorno anual. 

Como os atendimentos estão sendo inciados, a prioridade será para os menores de 2 anos e as crianças que o médico da família encaminhar.