terça-feira, 31 de janeiro de 2017

CÂMARA DE JUSSARA REALIZARÁ SESSÃO SOLENE PARA INÍCIO DA LEGISLATURA

Presidente da Câmara de Jussara, vereador Wanderson Moreira
A Câmara Municipal de Jussara vai realizar no dia 01/02, quarta-feira,  a sessão solene e festiva de inauguração do período legislativo com a presença do prefeito Wilson Santos, que levará a mensagem do Executivo aos vereadores, os representantes da população. A solenidade atende instruções do Regimento Interno da Câmara, também com o pronunciamento de todos os vereadores.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Wanderson Moreira, todas as autoridades, lideranças representativas do Município, e a população em geral, estão convidadas para participarem do evento histórico que marca o início da legislatura 2017/2020.

Wanderson explica que o momento é importante, já que o Legislativo é constituído por representantes escolhidos pela população, mas a interação direta é que possibilitará bons resultados na Legislatura. “Vamos buscar maior transparência no exercício do mandato dos vereadores e mais participação da população. É preciso que o legislativo interaja em sintonia com o desejo e anseio da comunidade”, explica o presidente. “De nossa parte faremos todo o possível para possibilitar melhor atuação dos vereadores nas atividades legislativas, de fiscalização e de representação”, disse.

Gabinetes dos vereadores foram reconstruídos
As 18:00 horas o presidente fará a entrega das chaves dos novos gabinetes aos vereadores. Logo a seguir as 19:00 horas será iniciada a sessão solene de inauguração dos trabalhos da Legislatura.

Em entrevista à Rádio Vida 87,9 FM o presidente Wanderson Moreira explicou que apesar do período de recesso parlamentar desde a posse, os vereadores estão trabalhando, conversando com a população, buscando informações e conhecimentos para o exercício do mandato. Wanderso disse que “os vereadores, na sua maioria, tem participado de reuniões e atividades junto ao Executivo e até mesmo reuniões com o governador. Já tivemos duas reuniões importantes com Marconi Perillo em busca de benefícios para Jussara”, destacou completando que: “Aproveitamos o recesso também para reconstruir os gabinetes dos vereadores e melhorar as condições de trabalho para os vereadores”.

JUSSARA TERÁ VACINAÇÃO INTENSIFICADA CONTRA FEBRE AMARELA

Com cobertura vacinal para febre amarela de 94%, a Secretaria da Saúde de Goiás intensificará a imunização em dez municípios goianos, em que menos de 60% da população é vacinada. Os municípios são: Baliza, Adelândia, Aruanã, Jussara, Campinaçu, Amaralina, Trindade, Sítio da Abadia, Guarani e Itarumã.

A partir desta segunda-feira, dia 30, a SES enviará para as 18 regionais de saúde, a remessa de vacinas relativa ao mês de fevereiro. Serão enviadas 80 mil doses de vacina contra febre amarela. As regionais de saúde repassarão as doses para os municípios que vacinarão os moradores.

A gerente de epidemiologia da SES, Magna Maria de Carvalho, afirmou que por causa da excelente cobertura vacinal em Goiás, não é necessário alarde por parte da população, com aos casos registrados em outros estados.

Até o momento, Goiás não confirmou nenhum caso de febre amarela em seu território. “Estamos numa posição confortável em relação a outros estados. Contudo, é preciso lembrar que para estar imunizado é preciso tomar duas vacinas contra a febre amarela, durante toda a vida”, pontuou. Segundo Magna, existem três casos suspeitos de febre amarela registrados em Goiás. Um, em Piranhas, de um andarilho de Minas Gerais; outro caso suspeito é de um senhor, em Luziânia; e uma teceria suspeita, em uma gestante de Novo Gama.

“Porém, em nenhum desses casos a doença foi confirmada. A hipótese de ser positivo para febre amarela é pequena, porque todos apresentaram sintomas de outras enfermidades”, afirma Magna. Sobre vacinação a gerente salientou que cada pessoa que tenha dúvida se foi vacinada ou não, deve buscar um tempo para procurar em casa, o cartão de vacina. “ Isso para não ter correria aos postos sem necessidade”, alertou. Entretanto, se a pessoa perdeu o cartão de vacina e não sabe se foi vacinada, deve ir ao posto de Saúde para orientação.

VACINAÇÃO

Magna explica que crianças com menos de 5 anos devem tomar a primeira dose da vacina, aos 9 meses de idade, e a outra aos 4 anos de idade. Após essa idade, caso não tenham tomado nenhuma dose, é preciso tomar a primeira e, dez anos depois, repetir a segunda dose. Os bebês podem ser vacinados a partir dos seis meses de idade, quando a criança reside em uma área em que há morte de macacos com suspeita de febre amarela e na área em que há casos de febre amarela silvestre. Mas fora dessa situação, a indicação é a vacinação a partir de nove meses de idade.

CONTRAINDICAÇÕES

As contra indicações para vacinação contra febre amarela são: hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e portadores de imunodeficiências; indicação da vacinação também deve ser ponderada entre seis e oito meses; idade ≥ 60 anos; infectados pelo vírus HIV; gestantes; mulheres amamentando crianças menores de seis meses; e transplantados. A vacina assegura 100% de imunização, após o décimo dia de aplicação, sendo necessárias duas doses durante a vida.
Fonte: Goiás Agora.


SEDUCE ABRE PROCESSO SELETIVO COM QUASE 6 MIL VAGAS TEMPORÁRIAS

O governo de Goiás vai contratar 5.910 pessoas para atuar de apoio administrativo na Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Há vagas para auxiliar de secretaria, motorista, merendeira, higienizador, auxiliar de serviços gerias e vigia. O edital 001/2017 do processo seletivo simplificado foi publicado nesta segunda-feira (30) pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), por meio da Escola de Governo Henrique Santillo.

A carga horária dos contratados será de 40 horas semanais e a remuneração é de R$ 937. A taxa de inscrição é de R$ 10. Os interessados em participar do processo seletivo terão das 8h do dia 3 de fevereiro até as 23h59 do dia 23 de fevereiro para efetuar a inscrição. O prazo final para efetuar o pagamento da respectiva taxa é até 24 de fevereiro.


Fonte: EmaisGoiás.

GABINETES DOS VEREADORES FORAM RECONSTRUÍDOS PARA MELHOR ATENDIMENTO À POPULAÇÃO.

Presidente da Câmara de Jussara, vereador Wanderson Moreira
reconstruiu gabinetes dos vereadores
O presidente da Câmara de Jussara, vereador Wanderson Moreira executou obra de reconstrução dos gabinetes dos vereadores com a finalidade de melhorar as condições de trabalho e atendimento à população. “Os gabinetes antigos estavam com as paredes cheias de infiltrações, o forro de gesso com risco de cair. A parede de um dos gabinetes chegou a cair”, disse um vereador que pediu para não ser identificado.

De acordo com o presidente, agora os vereadores contam com gabinetes confortáveis e seguros para atenderem aos moradores, conversar e dialogar sobre as demandas da cidade, e assim formular propostas de requerimentos e projetos na Câmara.

Novos gabinetes dos vereadores de Jussara
Os dez gabinetes, antes feitos em divisórias de madeira, foram agora reconstruídos em gesso. Todo Hal interno da Câmara recebeu nova pintura. Os novos gabinetes contam com identificação com nome e foto dos vereadores.

Os vereadores acompanharam e aprovaram a reconstrução dos novos gabinetes.

O vereador Itamar Caiado parabenizou o presidente pela obra executada. “O presidente está resgatando compromissos de implantar um novo modelo de gestão na Câmara possibilitando melhores condições para os vereadores receberem a sociedade”, disse Coca, que já anunciou presença de 2ª a 5ª feira, sempre pela manhã, na Câmara para receber moradores e lideranças, aberto ao diálogo em prol da cidade e da população.

O vereador Neto do Moto Táxi também gostou dos novos gabinetes e parabenizou ao presidente Wanderson Moreira pela decisão de melhorar as condições de trabalho para os vereadores. "Os gabinetes são utilizados pela população que busca sempre o diálogo com seus representantes que são os vereadores".

Parede de antigos gabinetes caíram

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

95,26% DOS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA RECEBERAM ACOMPANHAMENTO COM PESAGEM E MEDIÇÃO

A Secretaria de Assistência Social comemora a marca de 95,26% alcançada já em janeiro para o acompanhamento de saúde com pesagem e medição dos beneficiários do Programa Bolsa Família.

De acordo com a assistente social Maurinete Borges de Oliveira Santana, assessora na SMAS, o índice alcançado é inédito, importante para melhor atendimento às famílias beneficiárias. 

O acompanhamento é feito com parceria da Secretaria de Saúde já que os serviços são realizados nas Unidades Básicas de Saúde – UBS e é um dos pré-requisitos para que a família receba o benefício.

O prazo para reavaliação de peso e medida do Programa Bolsa Família terminou em 19/02. Uma família beneficiária precisa, a cada seis meses, atualizar o peso e a medida dos filhos para não perder o direito ao benefício do Bolsa Família. Além do peso, os beneficiários precisam ter uma boa freqüência escolar.

domingo, 29 de janeiro de 2017

PREFEITURA EXECUTOU SERVIÇO DE MANUTENÇÃO NO LIXÃO DA CIDADE

A prefeitura realizou serviço de manutenção no “lixão” com ação da Secretaria dos Transportes e Obras. Uma máquina de esteira foi utilizada para os serviços de acomodação do lixo que é empurrado e soterrado para desocupar espaço para o grande volume de resíduos coletados diariamente na cidade.

A cada quatro meses pelo menos é necessário esse tipo de manutenção, uma rotina que deverá chegar ao fim com a construção do Aterro Sanitário do CIMA – Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente e a desativação tão desejada do “lixão”.

De acordo com o secretário de transportes e obras, Adenilson Parente, foram necessárias 31 horas de serviço com a máquina pesada. “Ficou bom, agora o lixão poderá receber o material coletado por mais algum tempo com mais facilidade no acesso dos caminhões no local”, disse.

CRECHE DO SETOR NOVA JUSSARA QUASE PRONTA

Creche do Setor Nova Jussara está quase pronta
O secretário de transportes e obras, ex-vereador Adenilson Parente, visitou a creche do Setor Nova Jussara acompanhado pelo vereador Chiquinho da Nova Jussara. As obras estão em fase de acabamento, principalmente com pintura e assentamento de revestimentos.

O vereador Chiquinho da Nova Jussara, representante dos moradores do bairro, disse que está satisfeito com o ritmo das obras. ”Finalmente teremos a conclusão da creche que logo começará a funcionar. A população espera muito por isso”, disse o vereador, que completou: “Além da conclusão final, o prefeito Wilson Santos terá pela frente o grande desafio, que será colocar a creche em funcionamento. Estamos confiantes de que isso ocorrerá na maior brevidade possível”. Falou o vereador.

Vereador Chiquinho da Nova Jussara e secretário dos transportes
e obras Adenilson Parente visitaram obras da creche.
O secretário de transporte e obras Adenilson Parente disse que ficou satisfeito com o andamento das obras e que a sua conclusão final está próxima. De acordo com o secretário, a determinação do prefeito Wilson Santos é para que as obras sejam agilizadas e a sua conclusão dentro do prazo estabelecido que é fevereiro de 2017.

“A fase final de acabamento é bastante demorada, às vezes aparecem imprevistos, algumas pedras de granito/marmoraria que faltavam, por exemplo, chegaram agora”, disse o encarregado da obra.

ENTENDA O CASO

A creche pró-infância tipo B padrão FNDE em construção no Setor Nova Jussara teve as obras paralisadas por falta de recursos para a sua conclusão, o que foi resolvido pela prefeitura com a venda de terrenos no Setor Mansões do Bosque, avaliados em R$ 790 mil, possibilitando a arrecadação de recursos para a retomada das obras. A licitação realizada em junho/2016 foi vencida pela empresa Mileng que apresentou a menor proposta, R$ 704.640,37. As outras duas concorrentes foram BRA - Construtora Ltda. com proposta de R$ 716.706,45 e ENGF – Engenharia e Construtora Ltda. com R$ 718.156,6O. As obras foram reiniciadas em agosto/2016 e serão concluídas com recursos próprios do Município.

A creche teve as etapas da obra então concluídas inauguradas pela prefeita Tatiana ainda em dezembro de 2016 em evento festivo. “Concluir a creche foi um grande desafio”, disse a ex-prefeita, que lutou durante todo o seu mandato para viabilizar recursos e tocar a obra. Mas o prefeito Wilson Santos é que executará em 100% a sua conclusão, com o desafio ainda de colocar em funcionamento a obra que beneficiará toda a população jussarense.

REGULARIZAÇÃO DO MUNICÍPIO JUNTO AO GOVERNO FEDERAL

A conclusão da creche colocará fim a um problema que poderia provocar penalidades aos gestores, inclusive anteriores, e ao Município, com ameaça de suspensão de transferência de recursos da União. Por conta da situação da obra paralisada o Município chegou a ser inscrito no SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal que consiste no principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

PREFEITURA RECONSTRUIU PONTE SOBRE CÓRREGO DA DIVISA

Ponde sobre o Córrego da Divisa na região do
"Laranjal".

A prefeitura de Jussara reconstruiu a ponte sobre o Córrego da Divisa, entre os municípios de Jussara e Itapirapuã, na região conhecida como “Laranjal”. A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Transportes e Obras.



A ponte foi reconstruída em tempo recorde. De acordo com o secretário dos transportes e obras, Adenilson Parente: “A ponte foi reconstruída com recursos próprios da prefeitura”, disse o secretário. 


A reconstrução foi rápida por conta da situação precária da ponte existente anteriormente, e também a necessidade de garantir a segurança da trafegabilidade na região.

ESTUDANTES LANÇARAM EM JUSSARA LIVRO COM APOIO DO SENADOR WILDER

O livro é um dos objetos mais transformadores da sociedade. É nele que passamos a registrar as mais ricas experiências humanas e a transmitir conhecimento consolidado pelas gerações do passado. Sua importância é tão decisiva que inúmeros governantes os destroem quando são ameaçados pelas ideias que eles carregam. Se a palavra é poder, o livro torna-se um exército de ideias, expressões e problematizações que transformam o mundo. 

Em Goiás, o senador Wilder Morais tornou-se um dos maiores defensores da publicação de livros. Primeiro, ele próprio bateu o recorde estadual de lan- çamento em 2016, com a edição do “Manual das Eleições – Minireforma: principais alterações na legislação eleitoral”, escrito por ele e pelo advogado Leonardo Batista. O livro está espalhado em todo estado de Goiás através de inúmeros lançamentos realizados nos municípios goianos. 

Agora Wilder Morais fez diferente: ele tem patrocinado a publicação de livros elaborados por estudantes universitários. Os alunos do 8º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Jussara (FAJ) lançaram “Contabilidade Ambiental e Relatórios Socioambientais” com a publicação oferecida pelo senador goiano. 

A acadêmica Gisellye Damasceno afirma que o livro re- úne conhecimento produzido em sala de aula e pesquisas dos estudantes em várias cidades goianas. 

Durante o lançamento, a turma agradeceu a ação de Wilder e requereu que mantenha cada vez mais o entusiasmo pela publicação de livros. 

A obra lançada em Jussara já chega como uma referência no segmento de estudos, com grande aceitação dentre os universitários e professores – alguns deles, convidados a participarem da empreitada. 

Na publicação, os estudantes travam um debate técnico referente aos aspectos ambientais das empresas e analisa situações concretas dos municípios de Jussara, Fazenda Nova, Itapirapuã, dentre outras. 

O livro pode ser adquirido junto aos acadêmicos por R$ 50. Toda a renda será revertida para a realização da formatura da turma do 8º período do curso de Ci- ências Contábeis da FAJ. 

BASTIDORES 

Os bastidores da produção do livro “Contabilidade Ambiental e Relatórios Socioambientais” são tão reveladores quanto a própria obra. Conforme o senador Wilder Morais, o pedido de publicação ocorreu justamente no dia em que ele lançava em Itapirapuã sua obra sobre legislação eleitoral. “Quando fui procurado pela acadêmica Gisellye Damasceno para colaborar com o livro, não tive como recusar. Ela me procurou num dos dias mais felizes de minha vida, quando o povo de Itapirapuã me proporcionou um recorde. Os jornais publicaram que fiz em fevereiro, em Goiânia, o maior lançamento de livro da história de Goiás. Proporcionalmente, o evento em Itapirapuã foi dezenas de vezes mais gigantesco”. 

Wildes elogiou todo os participantes do livro e reiterou que o exemplo deve ser seguido por outros estudantes e faculdades. “Não é fácil fazer faculdade. É difícil investir na produção científica. E dificílimo publicar tudo isso em livro. Não um livro qualquer, mas um livro em português e inglês, com farta citação bibliográfica, pesquisa aprofundada, rico em dados. Enfim, o Estado de Goiás está de parabéns por ter futuro promissor, pois vocês representam um futuro melhor para nossa terra”, disse Wilder aos estudantes e professores. 

A publicação traz uma vasta temática, caso dos balanços socioambientais dos municípios e fazendas, gestão sustentável em restaurantes e lanchonetes, lixões e aterros sanitários, dentre outros temas fundamentais para o emprendedorismo e defesa do meio ambiente. 

Lançado em evento realizado no Auditório Manoel Soares de Castro, da Câmara de Vereadores de Jussara, o livro é uma obra técnica que poderá ser adotada nos cursos superiores da FAJ e demais faculdades goianas. Wilder Morais reitera que o assunto é complexo e de grande interesse na contemporaneidade. 

O próprio senador tem vários projetos de lei encaminhados no Congresso Nacional que abordam questões paralelas ao tema da contabilidade e fiscalização ambiental. “A temática ambiental e o empreendedorismo dizem respeito aos assuntos que trato com grande interesse no Senado. Acredito que tudo que escrevermos no sentido de equilibrarmos natureza e empreendedorismo será um bem social para o futuro. Estamos, assim, pensando o Brasil que desejamos transformar”.

Fonte: Jornal Cerrado.

OBRAS DE TAPA-BURACOS SÃO REALIZADAS DIARIAMENTE EM JUSSARA

Secretário de Transporte e Obras Adenilson Parente 
(à esquerda) acompanha serviços.
A Prefeitura iniciou os serviços de tapa-buracos através da Secretaria de Transportes e Obras, mesmo em período chuvoso, “mas aproveitando os dias em que o sol aparece para secar o solo e permitir a realização das obras”.

De acordo com o secretário de Transportes e obras, o ex-vereador Adenilson Parente, “a determinação do prefeito Wilson Santos é para que os serviços de tapa-buracos não parem, o período chuvoso danifica bastante o asfalto com aparecimento de buracos. Estamos aproveitando todo momento em que não chove para tapar buracos e recuperar a boa trafegabilidade das ruas”, destacou o secretário.


Outra grande preocupação é com os buracos provocados pela manutenção da SANEAGO na rede de distribuição de água. “Às vezes são abertas verdadeiras crateras, buracos grandes que precisam ser tapados, com risco até para a segurança das pessoas”, disse Parente.

RECADASTRAMENTO PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO PREVJUS VAI ATÉ 31 DE MARÇO

Paulino Fernandes é diretor executivo do PREVJUS
O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais do Município de Jussara – PREVJUS está convocando todos os seus aposentados e pensionistas para efetuarem o recadastramento, devendo comparecer à Avenida José Bonifácio, 726-A, centro, no prédio da prefeitura, com apresentação da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço.

De acordo com o diretor executivo do Prevjus Paulino Fernandes Faria, “os aposentados e pensionistas estão comparecendo para efetuarem o procedimento já costumeiro por atender às recomendações da legislação da Previdência Social.” Os que estiverem impossibilitados de locomoção poderão fazer o recadastramento através de seu procurado, mas mediante apresentação de procuração, comprovante de vida de residência.

PRAZO

O recadastramento deverá ser feito no período de 10 de janeiro a 31 de março. Ao todo o Prevjus tem em seus quadros 157 aposentados e 45 pensionistas.

VACINAS CONTRA HPV DISPONIBILIZADA NAS UBS EM JUSSARA

A partir de agora, meninos de 12 a 13 poderão receber
 vacina de HPV 
Todas as Unidades Básicas de Saúde/UBS de Jussara está disponibilizando vacinas contra HPV para meninos e meninas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, “não se trata de campanha de vacinação, já que a vacinação contra o HPV está incluída no calendário de vacinas, sendo necessário apenas se dirigir à UBS para receber a dose gratuita.

MENINOS JÁ PODEM SE VACINAR CONTRA HPV - VEJA MUDANÇAS NA VACINAÇÃO

Vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais nos homens, além de contribuir para redução do câncer de colo de útero entre as mulheres.

A inclusão dos meninos na vacinação contra HPV segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

A faixa etária dos meninos que podem receber a vacina será ampliada gradualmente até 2020, quando ela estará disponível para meninos de 9 a 13 anos.

Outra mudança é que, a partir de 2017, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar. A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses.

CONFIRA AS MUDANÇAS DA VACINAÇÃO EM 2017

HPV: como era antes?

-2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos
-3 doses com intervalo de dois e seis meses para mulheres com HIV entre 9 e 26 anos

HPV: como é agora?

-2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 14 anos
-3 doses com intervalo de dois e seis meses para mulheres com HIV entre 9 e 26 anos
-2 doses com intervalo de 6 meses para meninos de 12 a 13 anos
-3 doses com intervalo de dois e seis meses para homens com HIV entre 9 e 26 anos

Entenda a vacina do HPV

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso, e a sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.

A vacina distribuída pelo SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

NOVO CAMINHÃO PARA MANUTENÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Secretário de Planejamento Alessandro Dias Barbosa,
prefeito Wilson Santos e engº Ricardo Saldanha
O prefeito Wilson Santos conferiu de perto o novo caminhão que será utilizado no serviço de manutenção da iluminação pública, adquirido com recursos próprios do Município, adaptado com elevador de cesta aérea, vai substituir o veículo locado utilizado atualmente, com economia e melhoria na qualidade dos serviços.

O veículo será entregue na segunda-feira, e poderá ser usado ainda na poda de árvores e outros serviços.


O caminhão é um IVECO/DAILY 70C17HDCS, 4.42 toneladas, equipado com ar condicionado, recebeu instalação de Sky com cesta aérea de 13 metros e isolação para 42 mil volts, e atende normas técnicas de segurança da ANEEL. 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

SELETIVA DE HANDEBOL EM JUSSARA NO DOMINGO

A AJUBH - Associação Jussarense de Basquete e Handebol vai realizar neste domingo, 29/01, no Ginásio de Esportes, uma Seletiva de Handebol com início das atividades as 13:00 horas. Com esta seletiva está sendo buscada a integração de atletas do handebol de Jussara e região, sendo esperada a participação de jogadores de Cristalina, Água Boa-MT, Britânia e outras cidades.

De acordo com o professor Ernaine Silva, “não se trata de uma competição, mas um evento de integração para divulgar e fortalecer o handebol em Jussara”.

A partir das 13:00 horas será feita a apresentação de dirigentes da AJUBH, demais professores e atletas. Serão realizadas atividades recreativas, físico: balística e alongamentos, fundamentos: passes, arremessos e suas peculiaridades, tático: ofensivo e defensivo. Após as 15:30 horas está prevista a realização de jogo coletivo.

A Secretaria de Desporto e Lazer está apoiando a realização desta seletiva de handebol em Jussara.

AJUMA COMPLETA12 ANOS EM ATIVIDADE

Cursos profissionalizantes na AJUMA
Completando 12 anos de criação neste ano de 2017 a AJUMA - Associação Jussarense de modas Acessórios e artesanatos continua cumprindo seu papel, de profissionalizar pessoas para mercado de trabalho prestador de serviço   e autônomo, no ramo de moda e costura. Mais de duas mil pessoas já foram treinadas na escola de costura industrial, levando em conta que AJUMA atende Jussara e as cidades da região.  A Escola é referência, ainda recebe visita de pessoas de outras cidades para conhecer a metodologia de trabalho.

Atualmente AJUMA conta com duas professoras e continua com as turmas periódicas de 30 dias, podendo chegar até 40 dias dependendo do aluno. AJUMA continua dando suporte as confecções parceiras da Hering, Sallo e M Polo que geram centenas de emprego com carteira assinada e outras facções de Goiânia que aquecem os negócios de fundo de quintal e informais, mas vitais para a geração de renda.

Está havendo grande aumento de procura pelo curso neste momento de crise financeira no pais.  Homens, mulheres, mães que buscam encaminhar os filhos jovens para a uma atividade aguardam ansiosos na fila de espera.

Ajuma segue em frente humildemente, contribuindo com Jussara e contando com a ajuda dos parceiros, que vale ressaltar: Prefeitura municipal, Univida, Igreja católica, colaboradores e outros.

WILSON SANTOS QUER MELHOR ATUAÇÃO DO BANCO DO POVO DE GOIÁS EM JUSSARA

Vanusa Maria Silva (primeira à direita) é a coordenadora
de crédito do Banco do Povo de Goiás em Jussara
O Banco do Povo de Goiás em Jussara está sendo reformulado para atuar efetivamente como ferramenta de fomento de geração de emprego e renda. Em breve estará funcionando em novas instalações (anteriormente funcionava na Secretaria de Assistência Social).

A Coordenadora de Crédito de Jussara, Vanusa Maria Silva participou de capacitação acerca da operacionalização do Sistema de Crédito do Banco do Povo de Goiás na sua sede em Goiânia. Na ocasião  também participaram os coordenadores de Chapadão do Céu, Sorem Ulysses do Amaral, de São Miguel do Araguaia, Daiane de Brito Freire, de Sanclerlândia, Anna Caroliny Miguel de Araujo, de Taquaral de Goiás, Simália Mendanha Galvão, e da cidade de Guapó, Rodrigo Carlos de Oliveira. Esteve presente também o novo Agente de Crédito de Palmeiras, Gilvan Gonçalves de Freitas, que realizará os atendimentos do Banco do Povo de Goiás na unidade do Vapt Vupt de Palmeiras.

SOBRE O BANCO DO POVO

O Banco do Povo – Programa de Geração de Emprego e Renda do Estado de Goiás iniciou suas atividades em 30 de março de 1999. Nesses anos de funcionamento perseguiu a missão de promover o resgate da cidadania das pessoas carentes, incentivando o aprimoramento de suas habilidades. Com recursos financeiros do tesouro estadual, encontrou terreno fértil graças à dedicação e criatividade dos empreendedores goianos. Por todo o Estado são milhares de casos de empreendimentos que começaram com recursos mínimos, se consolidaram e transformaram o programa em referência de sucesso para o Brasil. Além de levar crédito e esperança, o Banco do Povo gera empregos e dinamiza a economia goiana, com influência substancial em diversos municípios.

OBJETIVOS

Oferecer crédito às pessoas arrojadas que queiram produzir e crescer através do seu trabalho e experiência e com isso aumentar sua renda familiar.

Criar empreendimentos que gerem emprego e renda e promovam o desenvolvimento do município.

Oferecer acompanhamento pós-crédito utilizando as ferramentas de diagnóstico, consultoria e treinamento, promovendo assim, o desenvolvimento gerencial e administrativo dos empreendedores.

Promover a independência financeira do cidadão resgatando seus direitos de auto-sustentação e de desenvolvimento profissional.

PREFEITURA REALIZOU MANEJO DE COMBATE AO AEDES

A Secretaria de Saúde de Jussara realizou Manejo Ambiental de Combate ao Aedes nos Bairros atendidos pela Unidade Básica de Saúde - UBS do Setor Alto da Boa Vista, entre eles a Vila Itaiara, Mansões do Bosque, Vale do Araguaia e, claro, o Setor Alto da Boa Vista.

Foram feitas vistorias de residências, , piscinas, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos e ainda inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Os moradores receberam orientações para eliminar focos ou criadouros do mosquito.

Equipe de servidores da Secretaria de Saúde participaram
do combate ao aedes em Jussara
A início das ações foi marcada pelo café da manhã de confraternização oferecido às equipes, com a presença do vice-prefeito Jean Carlos, que representou o prefeito Wilson Santos, e da Secretária de Saúde Nayara Luciana Ferreira. Jean destacou a importância da ação de combate ao Aedes, explicando que “é preciso a união de forças entre a prefeitura e a população para o sucesso dos trabalhos”.

A Secretaria de Saúde de Goiás foi representada por técnicos da Regional do Rio Vermelho da Cidade de Goiás. Uma equipe do Corpo de Bombeiros também colaborou no evento.

Vice-prefeito Jean Carlos (camisa azul) acompanhou ação
de combate ao Aedes
De acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Eliane Rosa Rebouças, a meta estabelecida pela ação foi alcançada, mas todos os setores e bairros da cidade receberão o manejo de combate ao Aedes, com previsão de próxima edição para meados de fevereiro. Já as atividades dos Agentes de Combate a Endemias – ACE continuam com a programação normal cobrindo toda a cidade no combate ao Aedes.

O mosquito da dengue também transmite chikungunya e o vírus zika. Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti.


Fotos: Fernando da Saúde.

Corpo de Bombeiros de Goiás colaboraram com ação

Piscinas foram vistoriadas

PREFEITURA REALIZOU CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prefeito Wilson Santos reafirmou compromisso com o diálogo
aberto com os servidores
A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou reunião para capacitação dos servidores da pasta com a palestra “Unidade” ministrada por Irmã Mirta. Foi feita ainda a apresentação da equipe de trabalho dos equipamentos, serviços e projetos.

O evento realizado no Centro de Convivência do Idoso – CCI foi aberto pelo prefeito Wilson Santos que reafirmou a sua disposição para o “diálogo, sempre em busca das melhores decisões nas atividades da equipe de trabalho com foco nos resultados para a população e para o Município”. Wilson Santos manifestou apoio firme às atividades da Secretaria de Assistência Social.

A assistente social Maurinete Borges de Oliveira Santana, assessora na SMAS falou sobre a funcionalidade da secretaria com orientações para melhor atendimento à população, conforme determinações do prefeito Wilson Santos. Maurinete fez exposição ainda sobre a lei municipal de criação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

A secretária municipal de assistência social Divina Gonçalves Santos participou do evento, que contou ainda com a presença dos vereadores Cloves do Militão e Idali Bomtempo, e os secretários: da educação Kelly Cristina, dos transportes e obras Adenilson Parente, do Esporte e Lazer Deusdete Barbosa. Todos os servidores da Secretaria e servidores parceiros da política municipal de saúde, por meio do NASF também participaram da reunião.

EQUIPAMENTOS

As funções e atuação dos equipamentos da Secretaria de Assistência Social, e serviços foram expostos: CRAS/Equipe Volante, Centro de Convivência do Idoso – CCI, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, Centro de Acolhimento a Crianças e Adolescente Raio de Luz, Concessão de Benefícios Eventuais, Cadastramento no CAD Único, Atendimento a Beneficiários do Programa Bolsa Família, Atendimento aos Beneficiários do Programa Renda Cidadã, Atendimento aos Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), Programa de Aquisição de Alimentos –PAA, Departamento de Habitação, e outros.

INSTÂNCIAS DE CONTROLE SOCIAL:

Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS
Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas – COMPODS
Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA
Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMDIDE
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Fotos: Fernando da Saúde.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

PREFEITO WILSON SANTOS BUSCA AGILIZAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO VAPT-VUPT DE JUSSARA

Prefeito Wilson Santos, Superintende de Gestão do Vapt-Vupt
Cleiton de Oliveira Assunção e deputado Virmondes Cruvinel
O prefeito Wilson Santos está agilizando junto ao Governo de Goiás a implantação da Agência do Vapt-Vupt em Jussara. Agora o prefeito encaminhou à Secretaria de Planejamento/Segplan, o pedido para que as custas sejam assumidas pelo Governo, como forma de diminuir as despesas para o Município.

O deputado Virmondes Cruvinel acompanhou o prefeito Wilson Santos reforçando o pedido entregue ao Superintendente de Gestão do Vapt-Vupt Cleiton de Oliveira Assunção.


O Vapt-Vupt de Jussara vai atender o Município e toda a região facilitando o acesso da população a serviços importantes oferecidos pelo Governo de Goiás. Este será um grande avanço para a região já autorizado pelo governador Marconi Perillo e em fase agora de implantação com a agilização do prefeito Wilson Santos e apoio do deputado Virmondes Cruvinel.

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO REUNIU MOTORISTAS PARA VISTORIA NOS VEÍCULOS DO TRANSPORTE ESCOLAR

Frota de veículos do transporte escolar de Jussara
A Secretaria Municipal de Educação realizou reunião com motoristas do transporte escolar para apresentação da equipe, orientação sobre a nova gestão, e exposição dos veículos/kombis em área livre para vistoria.

De acordo com a secretária de educação Kelly Cristina, a vistoria técnica e de segurança é feita pelo DETRAN-GO, com calendário  próprio do órgão. Foi requisitado dos motoristas toda a dedicação possível para melhorias e avanços determinados pela nova gestão municipal.

Secretária de Educação Kelly Cristina quer avanços
na qualidade do transporte escolar
Avanços significativos foram já efetivados com renovação da frota, melhorando a qualidade do transporte oferecido aos alunos, com mais conforto e segurança.

A coordenadora do transporte escolar Patrícia Sousa Dias explicou que a reunião serviu também para apresentação da nova equipe gestora e conhecimento mútuo de todos os motoristas, o que resultará em melhor interação entre todos.

São 32 veículos Kombis transportando alunos diariamente, com outros dois ônibus na zona rural, dois na zona urbana e um na reserva. Ao todo 36 veículos já estão trafegando diariamente por todas as estradas do Município os alunos às escolas e retornando os mesmos aos respectivos lares.

Fotos: Fernando da Saúde.

WILSON SANTOS RECEBEU RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE SALA DE VELÓRIO


O prefeito Wilson Santos recebeu a primeira parcela no valor de R$ 30.000,00 para a construção da Sala de Velório no Cemitério Municipal Recanto da Paz que fica na GO-324, km 07. Ao todo, o valor previsto para ser repassado à prefeitura em mais duas parcelas de R$ 20.000,00 totalizará R$ 70.000,00.

Os recursos foram autorizados pelo governador Marconi Perillo através da AGEHAB, Programa Habitar Melhor – “Cheque Moradia Equipamento Comunitário”. Mas a prefeitura participará, de acordo com convênio firmado, com a área (já adquirida) e contrapartida para aquisição de materiais e serviços não contemplados pelo Cheque Moradia Equipamento Comunitário, necessários à conclusão da obra.


A entrega do primeiro repasse foi feito pelo presidente da AGEHAB Luiz Stival. O prefeito Wilson Santos agradeceu ao governador por mais este importante benefício ao povo jussarense. 

O deputado Virmondes Cruvinel destacou a importância da parceria do Governo de Goiás junto ao Município de Jussara: “Estamos sempre à disposição do prefeito Wilson Santos para trabalharmos pelo povo de Jussara”.

DIRIGENTES DO TUPY REUNIRAM COM PREFEITO WILSON SANTOS

Prefeito Wilson Santos recebeu desportista em seu gabinete
Dirigentes da Associação Tupy de Esportes foram ao prefeito Wilson Santos em busca de apoio para uma possível participação no Campeonato Goiano de Futebol da primeira divisão na Categoria de Base Sub-17. O Tupy conseguiu o acesso à primeira divisão resultado da boa participação na categoria de acesso no ano passado.

De acordo com o presidente da ATE (Associação Tupy de Esportes), Vismar Bento Filho (Vavá): “Existe a expectativa de participação por conta da vaga conquistada, mas as despesas são altas, estamos buscando apoios”, disse.

A confirmação da participação deve ser levada à Federação Goiana de Futebol até o dia 03 de fevereiro, mas a previsão de início da competição é para março. Entre jogadores e dirigentes serão inscritos 5 componentes.

Prefeito Wilson Santos recebeu desportista em seu gabinete
As despesas, basicamente são com alojamento de atletas, transportes, arbitragem e alimentação. Serão disputadas oito partidas em campos adversários e oito no Estádio “Geraldão”. Grandes equipes do futebol goiano farão parte da competição como Goiás F. C, Vila Nova, Atlético Goianiense, entre outras.

Nada ficou definido na reunião, foram mostradas a realidade do futebol jussarense, representada pelo Tupy, as possibilidades de participação na competição goiana, e feito o pedido apoio à Prefeitura e à Câmara Municipal.

Participaram da reunião, além do prefeito Wilson Santos, o presidente da Câmara Municipal Wanderson Moreira e os vereadores Chico Rubião, Cloves do Militão, Neto do Moto Táxi e Idali Bomtempo. O Secretário de Esporte e Lazer Deusdete Barbosa e diretores da ATE também estiveram presentes na reunião.

Fotos: Fernando da Saúde.


sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

PREFEITURA REALIZOU ENCONTRO PEDAGÓGICO COM EDUCADORES

Prefeito Wilson Santos fez pronunciamento na abertura do
1º Encontro Pedagógico em Jussara.
A Secretaria de Educação de Jussara realizou o 1º Encontro Pedagógico “Educação com Corresponsabilidade e Equidade” capacitando professores e grupos gestores e servidores administrativos para o início das aulas.

O prefeito Wilson Santos fez a abertura do encontro ressaltando a importância dos participantes no encontro e reafirmou compromisso de valorização da educação e formação continuada dos servidores da pasta. Wilson parabenizou a todos pela participação expressiva no encontro.

A Secretária de Educação Kelly Cristina destacou o seu compromisso diante da Secretaria com atuação focada na gestão aberta ao diálogo e à participação dos servidores. Com foco na “corresponsabilidade e na equidade, faremos uma educação para todos”, destacou a secretária.

Encontro atraiu grande participação dos servidores
O presidente da Câmara, Wanderson Moreira, disse que as expectativas para o início das atividades escolares são as melhores e parabenizou a nova equipe liderada pela secretária Kelly Cristina. “Esse encontro, com esta participação expressiva do pessoal da educação mostra a união de todos em torno do bem comum”, destacou.

A psicopedagoga Helena Maria Garcia Moiana ministrou a palestra cujo tema foi “O Primeiro dia de um Novo Começo”, no período matutino do encontro e a “Comprometimento, eu sou Responsável”, no período vespertino.

Secretária de Educação Kelly Cristina coordenou encontro.
O evento realizado no Centro Pastoral e Recreativo Padre Chicão, Bairro Goiás, contou com palestras, trabalho em grupo, socialização e exposição de livros e materiais pedagógicos. 

Os vereadores Itamar Caiado, Eliene Arraes e secretários municipais: Divina Gonçalves Santos (Assistência Social) e Nayara Luciana Ferreira (Saúde) também participaram do evento que teve registrado a presença de 264 servidores da educação.

Fotos: Fernando da Saúde.

A palestrante Helena Maria Garcia Moiana

Presidente da Câmara Wanderson Moreira