quinta-feira, 30 de novembro de 2017

WILSON SANTOS PARTICIPOU DA FORMATURA DO PROERD 2017 EM JUSSARA

Formatura do PROERD 2017 em Jussara
O prefeito Wilson Santos participou da Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), quarta-feira, 29/11.

Os 206 formandos são alunos do 5º ano das escolas: Escola Municipal Dolores Martins, Escola Municipal Soraya Saiva Vilela, Escola Municipal Francisco Rebouças (Distrito de Campo Alegre), Escola Municipal Isaura Maria da Silva, Escola Municipal Lourival de Oliveira Lobo, Colégio Estadual Dr. Brasil de Ramos Caiado e Colégio Objetivo.

A secretária de educação Maria Silvana recebeu placa de homenagem entregue pelos formandos. A secretária, quando vereadora, foi que apresentou o projeto na Câmara Municipal para implantação do Proerd em Jussara.

Os formandos receberam certificados e se comprometeram a ficar longe das drogas e da violência. Os primeiros melhores classificados nas turmas em suas respectivas escolas receberam um Kit Escolar, e a formando melhor colocada no geral recebeu um tablet.

Formatura do PROERD 2017 em Jussara
A solenidade foi realizada na AABB com a participação do presidente da Câmara Wanderson Moreira, primeira dama Divina Gonçalves, secretário de saúde Gustavo Garcia, presidente da CDL Sílvio Lopes e os instrutores do Proerd: 2º Sgt. PM Célio de Jesus, Cabo PM Deurivan Marques da Silva e Cabo PM Rogério Francisco Leite. O Ten PM Pedro Alair dos Santos representou o Ten Cel PM Jacks Martins de Oliveira, comandante do 32º BPM. 

PROERD

Em Goiás, o programa foi iniciado em 1998. Ao longo de sua história no Estado, o Proerd já atingiu mais de 167 municípios goianos, chegando à marca de 770 mil 699 formandos. Somente neste primeiro semestre de 2017 foram atendidos 5464 estudantes, distribuídos em 37 escolas goianas.

Os melhores foram premiados na Formatura
do PROERD 2017 em Jussara
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência consiste em 12 lições, com aulas semanais aplicadas ao longo do semestre. As exposições são ministradas por policiais militares fardados e acompanhados pelos professores da turma. São oferecidas várias atividades interativas e construtivas, que levam em consideração as experiências do cotidiano dos alunos e, sobretudo, exploram suas potencialidades. As aulas são dinâmicas e contam com dramatizações e estudo de casos.

As lições desenvolvidas ao longo do programa são centradas em objetivos como: adquirir habilidades e conhecimentos para reconhecer e resistir à pressão dos companheiros quando do oferecimento de drogas; desenvolver a autoestima; aprender técnicas de como estar seguro; aprender a lidar com o estresse e a resolver conflitos; aprender a tomar decisões por si mesmo e ajudar na redução da violência; adquirir noções de cidadania e considerar as consequências dos atos de vandalismo e de violência.

Formatura do PROERD 2017 em Jussara
Em salas de aula, os policiais militares também detectam dentre as crianças aquelas que são vítimas de maus tratos, bullying, violência sexual, bem como pais que são usuários e traficantes de drogas. Diante dessas situações, os instrutores fazem relatórios ao Comando da Polícia Militar e estes são encaminhados à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Conselho Tutelar Regional, Ministério Público da Infância e da Juventude, e ao Juizado da Infância e Juventude.

O Proerd é uma adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), surgido em 1983. No Brasil, o projeto foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e, hoje, é adotado em todo o Brasil.

Fotos: Leo Stúdio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário