segunda-feira, 21 de agosto de 2017

ENTREGUE CARTEIRAS NACIONAL DE ARTESÃO EM JUSSARA E FEITO NOVOS CADASTROS

Entrega de Carteira Nacional de Artesão em Jussara
A Prefeitura de Jussara, através da Secretaria de Assistência Social e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento/Governo de Goiás através do Programa de Artesanato em Goiás fez entrega da Carteira Nacional do Artesão, conforme cadastro anterior, a 25 trabalhadores/artistas jussarenses.

A entrega das carteiras foi feita no auditório da Biblioteca Municipal com a presença do vice-prefeito Jean Carlos, Secretária de Assistência Social dona Divina Gonçalves, Secretária de Educação Maria Silvana, e vereadores Professora Helenilza e Eliene Arraes. A ex-prefeita Tatiana Ranna também participou colaborando com os trabalhos junto à equipe do Governo.

O gerente de artesanato da Secretaria de Desenvolvimento de Goiás André Franco destacou a importância do artesanato no contexto econômico de Jussara. “A cidade tem atividade de artesanato forte incentivada pela feira que já existiu, como crochê e bordados também influenciado pelas confecções que são muitas”.


Gerente de artesanato da Secretaria de Desenvolvimento
 de Goiás André Franco cadastrou artesãos em Jussara
Durante todo o dia a equipe da SED – Secretaria do Desenvolvimento realizou cadastro de novos artesãos no Programa de Artesanato, com previsão de entrega das carteiras no novembro.

O QUE É A CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO E DO TRABALHADOR MANUAL?

Emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) com o apoio do Programa Nacional do Artesão (PAB), a Carteira Nacional do Artesão e a do Trabalhador Manual é uma identificação nacional para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil, existente desde 2012.

Entrega de Carteira Nacional de Artesão em Jussara
Segundo o Programa Nacional do Artesão, encaixa-se como artesão aqueles que utilizam matéria-prima natural para a criação do produto, como cerâmica, fibra vegetal e madeira, por exemplo; e trabalhadores manuais aqueles que desenvolvem seu trabalho a partir de produtos industrializados, como biscuit, decoupage, pintura em tecido, entre outros.

A carteira é totalmente gratuita, sem anuidades nem taxa de adesão, e é emitida logo após o registro do artesão no SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro. O SICAB tem como propósito fornecer informações necessárias à implantação de políticas públicas para o setor artesanal, elevando o nível cultural, profissional, social e econômico da atividade. Também é responsável por promover a figura do artesanato como empreendedorismo.

O cadastro no SICAB e a emissão da carteira nacional de artesão permitem a formalização do trabalhador como artesão ou trabalhador manual. Isso difere do registro empresarial da atividade. O registro empresarial pode ser feito a partir do programa do Microempreendedor Individual (MEI).

Goiás é o estado que mais cadastrou artesãos e trabalhadores manuais no Programa de Artesanato Brasileiro e mais emitiu a carteira nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário