quarta-feira, 19 de abril de 2017

PREFEITO WILSON SANTOS PARTICIPOU DE REUNIÃO NA SECIMA PARA AGILIZAR SOLUÇÃO PARA LIXÃO DE JUSSARA

Representantes de 14 consórcios intermunicipais de meio ambiente se reuniram na manhã desta quarta-feira, dia 19, no auditório da SECIMA, no Setor Leste Universitário, em Goiânia. Em pauta, os recursos estaduais para a implementação e estruturação de aterros sanitários consorciados. Juntos, esses consórcios representam 180 municípios, ou seja, 73% dos 246 municípios goianos.

O presidente do CIMA -  Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente, o prefeito  de Jussara Wilson Santos, o secretário executivo Wolmer Arraes e a vereadora Eliene Arraes particparam da reunião.

“Sabemos que a questão do lixo, dos resíduos sólidos é de competência das prefeituras, mas à frente da SECIMA e com total aval do governador Marconi Perillo tomamos uma decisão de ajudar os municípios nessa questão dos aterros sanitários”, afirmou o secretário Vilmar Rocha. “No ano passado concluímos, em parceria com a UFG, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e agora estamos avançando em projetos e ações que contribuirão muito para a instalação dos aterros, inclusive com repasse de recursos”, acrescentou.

O Secretário Wilmar Rocha destacou o CIMA – Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente, como referência em Goiás. "Após uma audiência com os prefeitos do Consórcio CIMA que despertei de falar com o Governador Marconi Perillo em agilizarmos a disponibilidade de recursos para resolvermos a questão dos resíduos sólidos e cooperarmos com a implementação dos aterros via consórcios."

De acordo com o secretário, os consórcios terão disponibilizados recursos para resolverem a questão, cada qual segundo a sua necessidade imediata.
O encontro serviu para tirar dúvidas do processo de entrega dos projetos dos aterros para o licenciamento ambiental a ser feita pela SECIMA. Para o superintendente executivo de Cidades, José Carlos Pimenta, “é hora de colocar a mão na massa” e executar os projetos que já estão prontos e licenciados. Para os consórcios que ainda não apresentaram seus projetos, ficou a cargo da analista ambiental Adjane Damasceno apresentar todo o processo técnico e legal de licenciamento ambiental de aterros. Destaque para a simplificação do processo, que não exige mais Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA - Rima) para aterros de consórcios que não atinjam cem mil habitantes.

A SECIMA possui o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, que contempla e sugere a construção de aterros por meio de consórcios intermunicipais. Para o secretário Vilmar Rocha, o governo de Goiás tem como determinação implantar os aterros e a política de resíduos sólidos. “Vamos dar os encaminhamentos para soluções ambientais e sustentáveis nesse setor”, frisou. A superintendente de Licenciamento e Qualidade Ambiental da Pasta, Gabriela de Val Borges, ressaltou que a Secretaria só vai convalidar projetos que ela mesma licenciar. “É preciso que os consórcios se antecipem aos prazos e façam bons projetos, com profissionais que dominam o assunto”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário