terça-feira, 13 de setembro de 2016

RUAS ESTÃO RECEBENDO SINALIZAÇÃO NOVA EM JUSSARA

Uma parceria entre o DETRAN-GO e a Prefeitura de Jussara está sinalizando as ruas da cidade, principalmente na região central.  Parte das ruas que receberam o recapeamento já estão recebendo o benefício. A sinalização melhora o fluxo de veículos e garante mais seguranças para todos.

ENGENHARIA, EDUCAÇÃO E FISCALIZAÇÃO PARA TODO O ESTADO

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO) executa o Programa Goiás Sinalizado, com sinalização horizontal e vertical. O DETRAN-GO disponibiliza projeto técnico e implanta a sinalização, além de oferecer educação de trânsito à comunidade. A prefeitura de Jussara ajuda na locação de equipamentos/maquinários necessário para a demarcação da sinalização no solo.

 O programa é sustentado pelo tripé engenharia, educação e fiscalização. O primeiro passo consiste na análise e elaboração de projetos de engenharia. Em seguida, a cidade recebe a sinalização vertical e horizontal. Quando a cidade já estiver com a sinalização novinha, outra equipe do DETRAN-GO deverá desenvolver trabalhos de educação de trânsito. Só após essa etapa será dado início à fiscalização.


 O Goiás Sinalizado prevê ainda a implantação de forma gradativa das ciclo faixas, que visam garantir a segurança para os ciclistas, criando uma alternativa para o trânsito dos centros urbanos. A expectativa é de que as implantações de faixas de pedestres e de ciclo faixas contribuam para mudar o comportamento do cidadão no trânsito, no sentido de prevenir acidentes de trânsito e, acima de tudo, salvar vidas.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

ESCOLAS MUNICIPAIS BATEM PELA SEGUNDA VEZ METAS DO IDEB PREVISTAS PARA 2021

As escolas municipais de Jussara alcançam metas do IDEB previstas para o ano de 2021 conforme números divulgados agora em 2016, mas relativos a 2015.

Esta é a segunda vez que as metas de 2021 são ultrapassadas pelas escolas municipais, já que na avaliação anterior, relativo ao ano de 2013, os números já mostravam esta posição.


VEJA OS AVANÇOS

A Escola Municipal Isaura Maria da Silva, que em 2013 havia alcançado 5,2 agora subiu para 5,7, batendo a meta de 2021 que é 5,2.

A Escola Municipal Professora Dolores Martins pontuou 6,0 em 2013 subindo agora para 6,6, também batendo a meta prevista para 2021, que é de 5,9.

Já a Escola Municipal Soraya Saiva Vilela que já havia batido a meta em 2013 com 5,8 agora subiu para 6,1 superando com mais folga a meta de também de 2021 prevista 5,5.

NÚMEROS COMPROVAM EDUCAÇÃO QUE ALTA QUALIDADE

São números que comprovam a melhoria na qualidade do ensino na rede municipal, inclusive com avanços significativos em relação à avaliação anterior divulgada em 2014 relativa ao ano de 2013 quando as metas já foram alcançadas.

A prefeita Tatiana parabenizou e agradeceu aos gestores e servidores da educação em Jussara pelo sucesso comprovado pelo IDEB: “Melhoramos com avanços importantes nos números do próprio IDEB de 2013, em 2015. Deus honrou a minha gestão apesar das dificuldades”, destacou a prefeita Tatiana.

O QUE É O IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.