quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

RECONSTRUÍDA A PONTE SOBRE O CÓRREGO INDAIÁ

Ponte sobre o Córrego Indáia foi reconstruída
A Prefeitura de Jussara, através da Secretaria de Transportes e Obras, reconstruiu a ponte sobre o Córrego Indaiá, com 9,5 metros de comprimento, na divisa com o município de Fazenda Nova. A execução da obra contou com parceria de produtores rurais da região.

As fortes chuvas que caíram no município de Jussara e região danificaram estradas e pontes. Na região do indaiá cerca de três pontes foram danificadas provocando até mesmo a interdição de estradas. A ponte sobre o Córrego Indaiá foi uma da mais danificadas foi reconstruída em toda a sua extensão, com troca de vigas de sustentação e todo o assoalho.


Foram reconstruídas as pontes sobre o Córrego da Mata Fria, a ponte sobre o Córrego da Divisa, Córrego São José da Gueroba. A próxima ponte reconstruída de imediato será do Córrego da Onça, mas outras estão na programação, uma na região do distrito de Campo Alegre, e mais uma na região da Mata Fria.

A situação mais crítica é a da pont sobre o Córrego Taquari, construída recentemente pela AC Proteínas em parceria com a prefeitura, e que foi bastante danificada provocando a interdição do tráfego na Estrada do Boi. Esta ponte teve parte do aterro levado pelas águas com uma das colunas de sustentação danificada.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A GUERRA CONTINUA - FORÇA TAREFA CONTRA O AEDES FOI UM GRANDE SUCESSO!

Força Tarefa contra o Aedes - Equipes visitaram
 domicílios em Jussara 
A Força Tarefa realizada para combater o aedes aegypti foi um grande sucesso, uma mega operação, onde dez equipes atuaram em todos os bairros da cidade, vasculhando terrenos e lotes baldios, entrando em quintais e lares no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e a Zika Vírus, doenças graves que estão aterrorizando o País.

TODOS UNIDOS CONTRA O AEDES

A ação, “Agora é Guerra – Jussara contra o Aedes” foi uma grande realização da Prefeitura de Jussara coordenada pela Secretaria de Saúde, com participação do Corpo de Bombeiros de Goiás, Regional da Saúde Rio Vermelho,Núcleo de combate a Endemias, Secretaria de Transporte e Obras, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de meio Ambiente, Escolas Municipais, servidores municipais, médicos, Conselho Municipal de Saúde CDL, transporte escolar, Clube de Leões, Rádio Vida 87,9 FM, e outros segmentos da sociedade organizada. Mas certamente a grande protagonista da bem sucedida ação foi a comunidade jussarense que colaborou, limpando os quintais e colocando o lixo pra fora para que fosse recolhido, e ainda facilitando a entrada nos imóveis.

Grande de número de criadouros do aedes foram encontrados
PREFEITA AGRADECEU

A prefeita Tatiana Ranna acompanhou toda a ação e parabenizou aos participantes pelo sucesso obtido. "Jussara e a população foram os grandes beneficiados por este grande trabalho realizado em favor da saúde de todos", comemorou a prefeita.

Um comando central foi montado na secretaria de Saúde interagindo com as equipes nos bairros, atendendo solicitações de materiais, ferramentas e mesmo caminhões e máquinas para recolher lixo de forma mais emergencial enquanto os agentes ainda permanecem no local.

AGRADECIMENTOS PELO SUCESSO!

A secretária de Saúde Luciana Freire destacou “a eficiência das equipes que agiram com determinação cumprindo a programação estabelecida. Todas as equipes atuaram de acordo com programado cumprindo metas e garantindo o sucesso da ação”, disse a secretária. Luciana agradeceu a todos os participantes, “todos colaboraram e contribuíram pelo sucesso da ação”. Mas, de acordo com a secretária de saúde, a ação não terminou, “temos anda muito trabalho pela frente até o final da semana, ainda falta muito lixo para ser recolhido, a algumas ações a serem tomadas em relação às notificações realizadas.

Secretária de Saúde Luciana Freire (de amarelo)
acompanhou ação.
GRANDE NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES PREOCUPA AUTORIDADES

“O grande número de notificações preocupa, foi constatada a existência de criadouros do mosquito em toda a cidade”, o que comprovou a eficiência da Força Tarefa, já que chegamos onde o mosquito aedes esta se reproduzindo, agora temos de eliminar os focos, o que só será possível com a efetiva participação de todos os notificados.


POPULAÇÃO COLABOROU

Moradores de Jussara colaboraram com o Dia “D” de combate ao aedes, muitos fizeram questão de parabenizar a prefeitura, e as equipes, pelo excelente trabalho realizado. “Todos nós, moradores de Jussara, pudemos ver as equipes em ação, em todos os setores da cidade. Foi muito bom ver que a prefeitura está trabalhando pela nossa saúde, combatendo o mosquito que transmite tantas doenças como o aedes”, disse um morador do Setor Alto da Boa Vista, que acrescentou, “fiz minha obrigação, retirei todo lixo quintal e eliminei qualquer possibilidade de criadouros, espero que meus vizinhos também façam o mesmo”, disse.

Fotos: Fernando da Saúde

Força Tarefa eliminou focos do aedes em Jussara

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

AGORA É GUERRA - REALIZADA A CAPACITAÇÃO PARA FORÇA TAREFA CONTRA O AEDES EM JUSSARA

O promotor de Justiça Bernardo Morais Cavalcanti destacou a
importância da participação de todos para o sucesso da
Força Tarefa.
"A participação da comunidade será fundamental para o sucesso da Força Tarefa"

A Secretaria de Saúde de Jussara fez o lançamento da Força Tarefa contra o mosquito aedes aegypti em evento realizado no salão da Igreja Católica no Bairro Goiás na manhã de segunda-feira, 25/01.

Com o lema: “Agora é Guerra – Jussara contra o Aedes” será realizado o dia “D” de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e a Zika Vírus no dia 26, terça-feira.

Várias autoridades e representantes da sociedade organizada de Jussara participaram do evento de capacitação para o grande embate que será realizado. O Corpo de Bombeiros de Goiás fez a capacitação dos participantes com informações sobre as doenças transmitidas e como combater o transmissor.

Representante do Corpo de Bombeiros de Goiás atuando na
Força Tarefa contra o Aedes
O Ministério Público, vereadores, secretários municipais, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, servidores municipais e representantes da sociedade participaram da capacitação. A programação do dia “D” contra o Aedes terá início na terça-feira no café da manhã que será oferecido as 7:00 horas e logo a seguir o início das atividades.

Dez equipes compostas por voluntários farão visitas simultâneas a todos os bairros de Jussara com a meta de atingir todos os lares. Será feito a conscientização da importância de cada um faze a sua parte eliminando os criadouros do mosquito, evitando o acúmulo de água parada nos quintas e nas casas.

Todo o maquinário da prefeitura e outros envolvidos estarão a disposição da Força Tarefa recolhendo lixo de quintal, limpando a cidade e evitando focos do mosquito.

Fotos: Fernando da Saúde

Grande número de voluntários para Força Tarefa conta o aedes

domingo, 24 de janeiro de 2016

FORÇA TAREFA CONTRA A DENGUE - TERÇA-FEIRA É DIA DE TODOS ENTRAREM EM GUERRA CONTRA O MOSQUITO!

A Prefeitura de Jussara, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Endemias, realiza nos dias 25 e 26 o manejo ambiental contra a Dengue, Chikungunya e a Zika.

A força tarefa será realizada no dia 26, o dia “D” de combate a Dengue, com participação e coordenação conjunta do Corpo de Bombeiros de Goiás.  Durante esse período, dez equipes vão percorrer os bairros de toda a cidade para entrega de material educativo e busca de possíveis criadouros. O QG da ação será na Secretaria de Saúde, no Bairro Goiás.

O manejo ambiental é uma ferramenta que auxilia no combate a dengue, permite desenvolver atividades de educação ambiental e educação para a saúde, bem como ações de combate ao mosquito com a eliminação de criadouros. A ação se mostra efetiva para evitar epidemia e tem como objetivo primordial, além da conscientização da população, realizar a eliminação de criadouros do mosquito aedes aegypti nas residências.

As principais diferenças entre a Dengue, a Chikungunya e a Zika estão na intensidade dos sintomas. Entre essas doenças, a dengue é a mais grave.
Além de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, a dengue, a chikungunya e a zika são doenças que apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico. Entretanto, pequenas diferenças existem e podem ser usadas como critério para a diferenciação.

A dengue é, sem dúvidas, a doença mais grave quando comparada à chikungunya e à zika. Ela causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a dengue pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.

A chikungunya também causa febre e dores no corpo, mas as dores concentram-se principalmente nas articulações. Na dengue, as dores são predominantemente musculares. Alguns sintomas da chikungunya duram em torno de duas semanas; todavia, as dores articulares podem permanecer por vários meses. Casos de morte são muito raros, mas a doença, em virtude da persistência da dor, afeta bastante a qualidade de vida do paciente.

Por fim, temos a febre zika, que é a doença que causa os sintomas mais leves. Pacientes com essa enfermidade apresentam febre mais baixa que a da dengue e chikungunya, olhos avermelhados e coceira característica. Em virtude desses sintomas, muitas vezes a doença é confundida com alergia. Normalmente a zika não causa morte, e os sintomas não duram mais que sete dias. Vale frisar, no entanto, que a febre zika relaciona-se com uma síndrome neurológica que causa paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré, e também com casos de microcefalia.

PREFEITURA CONSTRÓI MEIO FIO EM RUAS QUE ASFALTOU

Construção do meio fio na rua Girassóis
A prefeitura de Jussara, através da Secretaria de Transportes e Obras construiu o meio fio na Rua Girassóis, no Jardim Petrópolis e na Rua Garcia, na Vila Rebouças. Falta ainda a construção do meio fio na Rua Maranata, próximo à Aproleite.

Essas ruas foram asfaltadas no final do ano passado, mas a chegada do período chuvoso atrasou a construção dos meios fios.


A prefeitura tem aproveitado os momentos de estiagem para executar obras de meios fios. A Rua 15, no Bairro Goiás também deverá receber o benefício concluindo o serviço de recuperação do asfalto e também o recapeamento no trecho próximo à Delegacia de Polícia.

Construção do meio fio na rua Garcia

RECAPEAMENTO GARANTE QUALIDADE DO ASFALTO NAS RUAS DE JUSSARA

Rua Caculé recapeada não apresenta buracos mesmo com
fortes chuvas em Jussara
O recapeamento executado nas ruas da cidade no final do ano passado, antes do período chuvoso, garante a qualidade do asfalto em grande parte da cidade de Jussara onde já foi executada a obra.

Bairros como Araxá, Mansões do Bosque, Rebouças, São Francisco, Mutirão, e avenidas importantes como Calcule, Marechal Rondon e outras estão suportando bem as chuvas e não apresentam buracos mesmo com a forte das águas derramadas.


Alguns pontos recapeados, próximo ao colégio objetivo, e mesmo na Marechal Rondon, apresentam algum pequeno estrago com defeito de construção do recapeamento, mas que será restaurado pela empresa logo no reinicio das obras após o período chuvoso na conclusão geral da obra. São pequenos pontos que já estavam danificados antes do período chuvoso, defeitos na fabricação, mas que tem garantias contratuais de restauração.

OPERAÇÃO TAPA-BURACO EMERGENCIAL MELHORA TRÂNSITO EM RUAS DA CIDADE!

As fortes chuvas que caíram em Jussara e região provocaram sérios estragos nas rodovias e no asfalta de ruas e avenidas na cidade.

Aproveitando os momentos em que o sol aparece, e o solo seque, a prefeitura coloca a equipe do tapa-buracos em ação, como forma de amenizar os estragos, tapando os pontos mais críticos onde os buracos atrapalham o trânsito seguro dos veículos e pedestres.


Apenas nos trechos onde não foi feito o recapeamento é que os buracos apareceram pela intensidade das chuvas. “Felizmente grande parte da cidade teve as ruas recapeadas e sem buracos. O recapeamento protege o asfalto das águas, e os buracos não apareceram mais”, disse o Secretário de Transportes e Obras Nilson Almir, que acrescentou ainda, “o recapeamento das ruas realizado no ao passado está garantindo conforto para os moradores, e economia para o Município, já que não será preciso gastos com tapa-buraco onde foi feito”.

COMBATE À DENGUE - PREFEITURA LIMPA LOTES E TERRENOS BALDIOS

Dia 26 será realizado o dia D de combate a Dengue, Chikungunya e o Zika Vírus.

A prefeitura de Jussara está limpando lotes e terrenos baldios no perímetro urbano da cidade como forma de ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegiptys, o transmissor da Dengue, Chikungunya e o Zika Virus.

A limpeza dos lotes urbanos é de responsabilidade dos proprietários, mas nem sempre todos cumprem com suas obrigações colocando em risco a segurança e a saúde da coletividade, além de contribuir para a sujeira da cidade.

Há inúmeros casos de reclamações de moradores vizinhos a lotes abandonados pelos proprietários e sujos, cheios de matagais. “O matagal serve para abrigar animais e insetos, como cobras e ratos, e ainda deixa um aspecto terrível na rua, uma sensação de sujeira, muito feio”, reclamou uma moradora que solicitou que a prefeitura fizesse a limpeza. Moradores sugerem a limpeza e a notificação, até mesmo multa ao proprietário relapso.


Esse é um problema enfrentado pela população, muitos lotes mal cuidados, agravado agora com a chegada de mais uma doença grave transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

400 MIL ACESSOS - BLOG NOTÍCIAS DE JUSSARA ALCANÇOU MARCA HISTÓRICA!

Blog Noticias de Jussara alcança marca histórica:
400 mil acessos!
"Estamos comemorando uma grande vitória ao alcançar a marca de 400 mil acessos." 

O blog Notícias de Jussara (noticiasdejussara.bologspot.com.br) é o mais acessado de Jussara atingindo um público que busca notícias e informações acerca do que acontece no Município.

A marca é histórica, nunca antes alcançada por site ou blog em Jussara. O autor do blog, jornalista Nilson Almir explica que “a veracidade no trato com os fatos noticiados dá credibilidade ao site, o que fica comprovado pela marca expressiva de visitantes”, disse.

Nilson Almir destaca ainda que “para um blog que trata de notícias locais, de restrito interesse dos jussarenses, daqueles que moram aqui, a marca alcançada é motivo de alegria para nós, o autor e para os que interagem com o site”, comemora o jornalista mostrando gratidão ao público e aos colaboradores.

A previsão é de que já em 2016 a marca de Meio Milhão seja alcançada, uma meta prevista e consolidando o site, que tem uma média de mais de 100 mil acessos anuais.

De acordo com Nilson Almir, o blog Notícias de Jussara não tem fins lucrativos, visa tão somente levar informação com notícias verdadeiras sobre fatos de interesse do povo jussarense. Pessoas interagem com a cidade por meio das notícias veiculadas, criando um vínculo entre todos os que amam Jussara e o seu povo! 

CHUVAS DANIFICARAM A PONTE SOBRE O CÓRREGO TAQUARI

Chuvas danificaram ponte Córrego Taquari na Estrada do Boi
As fortes chuvas que caíram no Município de Jussara provocam alguns estragos nas ruas da cidade e também nas estradas vicinais.

Várias pontes foram danificadas, em várias regiões na zona rural. Mas até agora, o maior estrago ocorreu na ponte sobre o Córrego Taquari na Estrada do Boi causando a interdição da rodovia. Esta ponte foi reconstruída recentemente pela AC Proteína em parceria com a prefeitura e agora está intransitável.

A região é forte produtora de grãos e de bovinos, com necessidade do tráfego na estrada para escoar a produção.

Através do vereador Arthur Junqueira está sendo articulada uma parceria entre a prefeitura e produtores rurais da região com a finalidade de melhorar a qualidade da estrada em uma possível rota alternativa até que a ponte seja reconstruída, com saída pelo distrito da Gueroba ou pela estrada que começa no “pé de galinha”.

A prefeitura pediu ajuda ao deputado Claudio Meirelles para que seja articulado junto ao Governo de Goiás a agilização da liberação do recurso no valor de R$ 400.000,00 autorizados pelo governador para a construção de duas pontes na região da Estrada do Boi.

Ponte ficou pronta no final de outubro de 2015






domingo, 17 de janeiro de 2016

GOIÂNIA - VEREADORES APROVAM VENDA DE SEIS ÁREAS PÚBLICAS PARA QUITAR DÍVIDA DA PREFEITURA

Matéria foi alvo de polêmica na Câmara e de discussões acaloradas entre oposição e base

Mesmo com o clamor contrário da oposição, a bancada de apoio ao prefeito Paulo Garcia (PT) na Câmara de Goiânia conseguiu aprovar nesta sexta-feira (15/1), em primeira votação, o projeto de lei que autoriza o Paço a vender seis áreas públicas em Goiânia para quitar débitos junto ao Instituto de Previdência do Servidor Municipal (IPSM).

Na votação, por 13 votos a 11, foi negado um pedido de vistas ao projeto solicitado pelo vereador Paulinho Graus (PDT). A matéria gerou polêmica e acaloradas discussões no plenário da Casa de leis, que se reúne, mesmo em recesso parlamentar, desde a última semana, para apreciar projetos importantes do prefeito.

Na sessão, os vereadores Djalma Araújo (Rede), Tatiana Lemos (PCdoB), Cristina Lopes (PSDB), Geovani Antonio (PSDB), Pedro Azulão Jr (PSB) e Paulinho Graus (PDT) teceram duras críticas ao projeto aprovado, alegando que a venda de áreas públicas para pagar dívidas previdenciárias é “um crime” contra a cidade e a população.

Em resposta, líder do Prefeito na Casa, vereador Carlos Soares (PT), contestou as críticas e acusações da oposição. “É lamentável que colegas utilizem de termos inadequados para falar de um assunto tão sério. Não houve roubalheira nem apropriação de recursos, como disseram a oposição. Essa operação precisa ser aprovada pela Previdência Social”, argumentou.


O vereador petista alegou, ainda, que a dívida em questão não foi feita pelo atual prefeito de Goiânia e vem de outras administrações. A proposta deve ser debatida novamente, em segunda e última votação, no início da próxima semana. (Com informações da Câmara Municipal de Goiânia).

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

MPF: JUSSARA OCUPA A 9ª POSIÇÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS MAIS TRANSPARENTES DE GOIÁS

Jussara é o 9º município mais transparente de Goiás
A administração de Jussara está em 9º lugar entre todos os municípios do Estado de Goiás sobre a correta alimentação de seus respectivos Portais da Transparência, conforme orientações do projeto “Ranking Nacional dos Portais da Transparência” do Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO).

Apenas os municípios de Anápolis, Jataí, Chapadão do Céu, Pires do Rio, Quirinópolis, Valparaíso de Goiás, Mimoso de Goiás, São Luíz do Norte estão à frente de Jussara que ocupa a 9ª colocação empatada com Carmo do Rio Verde. Esta classificação coloca Jussara entre os municípios que oferecem maior controle dos gastos públicos com acessibilidade às informações, ferramenta importante para  o combate à corrupção.

A prefeita Tatianna Ranna destacou a importância desta conquista para Jussara já que “estamos mostrando para a nossa população, para Goiás e para o Brasil que realizamos uma gestão transparente, não temos nada para esconder, e que a Legislação e cumprida, trabalhamos dentro da legalidade”, disse a prefeita satisfeita com a classificação.

 “Esta é a administração mais vigiada da história de Jussara, as redes sociais oferecem liberdade para que a gestão seja avaliada e criticada abertamente e democraticamente, com o Portal da Transparência oferecendo todas as informações à população. Tudo é publicado para que todos saibam o que estamos fazendo, como estamos aplicando os recursos públicos. A Câmara é atuante, acompanha de perto o nosso trabalho, e ainda prestamos contas ao TCM”, disse a prefeita.

De acordo com a prefeita Tatiana, todo cidadão tem ainda o direito a solicitar diretamente na prefeitura qualquer informação sobre assuntos do seu interesse. Nunca foi negada qualquer informação, tudo é fornecido na maior rapidez possível.

O Ranking divulgado fiscalizou o cumprimento das Leis Complementares nº 101/2000 e nº 131/2009 e da Lei Ordinária nº 12.527/2011 pelos entes políticos. A obrigação de prefeitos, governadores e presidentes de disponibilizarem informações, para qualquer cidadão, sobre quanto arrecadam e gastam já existe, em tese, desde 1988, quando a atual Constituição entrou em vigor.

MPF INVESTIGA 132 MUNICÍPIOS GOIANOS E O ESTADO DE GOIÁS POR FALTA DE TRANSPARÊNCIA


Jussara ocupa a 9ª posição entre os municípios mais
transparentes de Goiás
Inquéritos Civis foram instaurados a partir do projeto “Ranking Nacional dos Portais da Transparência”

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) instaurou 133 inquéritos civis (IC) para apurar eventuais ações ou omissões ilícitas dos municípios e do Estado de Goiás sobre a correta alimentação de seus respectivos Portais da Transparência, conforme orientações do projeto “Ranking Nacional dos Portais da Transparência”.

O projeto foi apresentado em Goiás no último dia 9 de dezembro pelo procurador da República Ailton Benedito de Souza, que é o responsável pela instauração dos inquéritos. Anápolis foi considerado o município com maior transparência das contas públicas, seguido de Jataí (2º), Chapadão do Céu (3º), Pires do Rio (4º) e Quirinópolis e Valparaíso de Goiás empatados no 5º lugar. Jussara ocupa a 9ª colocação empatada com Carmo do Rio Verde. Clique aqui e veja o ranking completo de Goiás.

Ministério Público Federal MPF-GO
RANKING NACIONAL DOS PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA

O projeto idealizado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF consiste na classificação de estados e municípios por boas práticas de transparência. O objetivo da iniciativa é utilizar a acessibilidade às informações de estados e municípios como ferramenta de controle social dos gastos públicos. Saiba mais sobre o projeto no site do MPF

Legislação - o projeto fiscalizou o cumprimento das Leis Complementares nº 101/2000 e nº 131/2009 e da Lei Ordinária nº 12.527/2011 pelos entes políticos. A obrigação de prefeitos, governadores e presidentes de disponibilizarem informações, para qualquer cidadão, sobre quanto arrecadam e gastam já existe, em tese, desde 1988, quando a atual Constituição entrou em vigor.

Próximos passos – todas as unidades do MPF farão uma reavaliação nacional entre os dias 11 de abril e 9 de maio deste ano. Caso persistam as irregularidades apuradas pelos ICs, estarão previstas novas ações pelo MPF, entre as quais: ação civil por ato de improbidade contra os gestores públicos; recomendação para que a União suspenda transferências voluntárias de recursos aos entes recalcitrantes, com possibilidade de ações civis públicas visando a mesma suspensão; e representação à Procuradoria Regional da República contra os prefeitos pela prática do crime de responsabilidade.

Clique aqui e confira a lista dos 132 municípios e a íntegra das portarias de instauração dos  ICs.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454/3243-5266

E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

LEI QUE DISCIPLINA AMBULANTES E BARRAQUEIROS FOI DEBATIDA EM REUNIÃO

A Prefeitura de Jussara promoveu reunião para debater com a sociedade o projeto com normativas para regulamentar as atividades de vendedores ambulantes e barraqueiros em eventos na cidade como feiras livres, festas religiosas, shows artísticos e outros eventos.

Representantes do CDL, Igreja Católica, Câmara de Vereadores, Associação de feirantes e empresários participaram da reunião.

O presidente da CDL Sílvio Alves Cardoso parabenizou a prefeita Tatiana pela iniciativa de debater o assunto com os segmentos da sociedade interessadas. “A CDL é cobrada, nós somos cobrados, é preciso blindar o nosso comércio” disse o presidente, com a intenção de proteger o comércio local contra a concorrência desleal.

O Projeto de modificação de lei já existente será enviado para discussão e votação na Câmara de Vereadores.

Participaram da reunião a prefeita Tatiana Ranna, o presidente da Câmara Juraci de Oliveira, o vereador Chiquinho da Nova Jussara, o padre Maurizio, assessoria jurídica da prefeitura, secretários municipais e comerciantes.

BURACOS NA BR-070 NO TRECHO JUSSARA/ITAPIRAPUÃ

Buracos na BR-070
As chuvas que caíram na primeira semana de 2016 foram suficientes para danificar o asfalto na BR-070, trecho entre Jussara e Itapirapuã, numa extensão de 28 km. O tráfego de veículos de carga pesados agravam a situação com estragos feitos no asfalto.

A rodovia esta sendo tomada pelos buracos tornando mais difícil trafegar pelo pequeno trecho que separa as duas cidades. Os veículos tentam desviar dos buracos em alta velocidade com grande perigo de acidentes.

As reclamações por prejuízos causados aos veículos com empeno de rodas e problemas na suspensão, tem aumentado na região.

O DENIT é o órgão responsável pela conservação e manutenção da rodovia, já que trata-se de uma rodovia federal.


Os motoristas que trafegam na região esperam que sejam tomadas medidas necessárias para que a situação que se agrava a cada dia seja minimizada com a recuperação do asfalto logo que o período chuvoso permita

domingo, 10 de janeiro de 2016

HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS AGRADECEU DOAÇÃO DE 137 MIL

4º Leilão beneficente em Jussara para o Hospital de Câncer
de Barretos
O Hospital de Câncer de Barretos enviou agradecimentos à Comissão de Jussara – GO pela doação de R$ 137.227,00 arrecadados no leilão Beneficente realizado em novembro de 2015 no Tathersal do Sindicato dos Produtores Rurais.

Luiz Antonio Zardini destacou que “essa colaboração é primordial para mantermos as portas do Hospital sempre abertas, na medida em que, juntando cada doação, conseguimos mês a mês, suprir o imenso déficit financeiro de R$ 13 milhões”.

Em carta o Hospital
agradece a doação
Zardini é o Gerente do Departamento de Arrecadação do Hospital de Câncer de Barretos e disse ainda que “esse gesto solidário estimula e incentiva nosso compromisso com a vida de milhares de pacientes de todo o Brasil”.

O valor foi arrecadado no Leilão Beneficente com a venda de animais bovino, eqüinos e até suínos, e ainda objetos diversos como quadros, eletrodomésticos, bebidas, etc. Um almoço beneficente foi servido, com ingressos vendidos para ajudar na arrecadação.


A organização do Leilão foi dos empresários, Eli Evangelista e Alvanir Evangelista, já na 4ª edição, com a ajuda do Sindicato Rural e colaboradores que fazem a doação das prendas leiloadas. A prefeita Tatiana Ranna e a secretária de Saúde Luciana Freire, também são parceiras na realização do evento.

Fotos: Fernando da Saúde

Grande público no leilão realizado

Leiloeiro Vilton Pereira sempre colaborando

Almoço Beneficente foi servido

Organizadores Alvanir e Eli Evangelista, representante do Hospital
de Câncer de Barretos, secretária de saúde Luciana Freire e
Prefeita Tatiana Ranna

NOVO CONSELHO TUTELAR DE JUSSARA FOI EMPOSSADO

Secretária de Assistência social Maria Joaquina, Márcia Cristina,
Ana Paula, prefeita Tatiana, Fernando Monteiro, Cirlei Neves,
Irene Oliveira e presidente do CMDCA Leandro Cantor
Ana Paula Lessa, Irene Oliveira, Fernando Monteiro, Márcia Cristina e Cirlei Neves foram empossados neste dia 10 de janeiro para compor o Conselho Tutelar de Jussara com mandato até 10 de janeiro de 2020. Logo após a posse Irene Oliveira foi eleita presidente do Conselho e Márcia Cristina secretária.

A prefeita Tatiana Ranna participou da posse dos novos conselheiros em reunião realizada no auditório da Biblioteca Municipal. A Secretária de Assistência Social Maria Joaquina de Jesus, e representantes de conselhos e segmentos organizados da sociedade jussarense participaram a solenidade de posse.


O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de fazer valer os direitos das crianças e adolescentes. O conselho é composto por cinco membros escolhidos pela população local.

Fotos: Fernando da Saúde

Posse dos membros do Conselho Tutelar de Jussara

SHOW DE ZÉ NETO E CRISTIANO FOI SUCESSO EM JUSSARA!

Zé Neto e Cristiano em Jussara
Foi um grande sucesso o show com Zé Neto e Cristiano em Jussara na noite do sábado, 9 de janeiro. O evento foi realizado no Parque de Exposição com estrutura de palco, som, luzes, e tendas, montada para maior conforto do grande público que compareceu.

As fortes chuvas que caíram na cidade nos dias que antecederam ao show provocaram a mudança do local, antes no espaço próximo ao trevo na BR-070, ao lado da UEG. Algumas críticas chegaram a veicular nas redes sócias, inclusive pela situação do solo no Parque de exposição, bastante molhado. 

“Os calçados sujos de barro, e algumas botas com a sola descolada, fazem parte das boas recordações que ficam, foi muito bom conhecer de perto o talento desta grande dupla”, fez questão de mencionar uma internauta.

Zé Neto e Cristiano em Jussra
Mas a força do nome dos artistas levou grande público, o tempo amenizou um pouco com a estiagem da chuva a partir da tarde do sábado até a noite, e o evento foi coroado com o sucesso esperado.

Nas redes sociais, já pela manhã do domingo, o que se via era a aprovação do show com fotos publicadas e manifestações dos internautas satisfeitos com o show que “marcou noite histórica em Jussara”.

A dupla Zé Neto e Cristiano já no aeroporto Santa Genoveva em Goiânia na manhã de domingo postou no instagram a foto do evento em agradecimento à Jussara pelo grande sucesso do show.


Os organizadores, Ozarias Filho e Edson Neto conseguiram cumprir com o compromisso de levar um evento de renome e da grandeza da dupla Zé Neto e Cristiano. 

O vereador Neto do Moto Táxi apoiou os organizadores com articulação junto à Câmara de Vereadores para aprovação de normativas que permitissem a realização do evento no espaço do Parque de Exposição Agropecuária aprovando o projeto de Lei enviado pela prefeita Tatiana Ranna, apoiadora importante para que tudo fosse realizado com sucesso.

Zé Neto e Cristiano em Jussara

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

MÉDICO ENVIOU CARTA AO PROGRAMA VIDA EM NOTÍCIAS DA RÁDIO VIDA 87,9 FM

O apresentador Ricardo Santana, o Mauricino, do Programa Vida em Notícias da Rádio Vida 87,9 FM,  fez a leitura em todo o seu teor da carta enviada pelo médico Dr. José Augusto Pacheco em que o mesmo manifestou a sua “decepção com comportamento e atitudes de cidadãos de nossa sociedade” mencionando a ação de um grupo de vereadores (Ricardo Nascimento, Adenilson Parente e Marcinho do Zila)  por tentaram se “valer de uma fatalidade para se promoverem” politicamente.

Segundo Dr. José, o Dr. Valdecir  tem um “currículo de excelência, de muita habilidade cirúrgica que lhe proporcionou salvar e dar muita qualidade de vida a incontáveis cidadãos”.

VEJA A CARTA NA ÍNTEGRA:

“Prezado Mauricino, bom dia!

Como é de seu conhecimento estou em Jussara desde janeiro de 1970 e com frequência tenho tido decepções com o comportamento e atitudes de cidadãos de nossa sociedade.

Recentemente soubemos da fatalidade que sofrera uma mãe ao perder seu filho no ventre. Digo fatalidade porque, em sã consciência, qual ser humano quer que isto aconteça? Principalmente aqueles que tem como missão tentar impedir que isso ocorra.

Agora, diante de um episódio deste, um grupo de vereadores, provavelmente com a única intenção de se perpetuar como político provocam um tumulto usando a rede social para de uma tacada só atingir o Poder Municipal e um profissional do gabarito do Dr. Valdecir José de Queiroz.

Qual serviço relevante para a nossa cidade ou para a nossa sociedade estes senhores já prestaram? Qual honraria, são merecedores por estarem contribuindo para o crescimento sócio econômico de nossa cidade ou município? Quais serviços prestaram, humanitários ou de solidariedade, que são alvos de elogios?

Compará-los ao Dr. Valdecir é impossível. Um homem que presta serviço a esta coletividade desde 1980, com um amplo currículo de excelência, de conhecimento médico invejável, de muita habilidade cirúrgica que lhe proporcionou salvar e dar muita qualidade de vida a incontáveis cidadãos, para que seja alvo de críticas ou condenação prévia.

Falo isto com conhecimento de causa, por ter tido uma longa convivência com ele e da capacidade profissional de nobre colega – Dr. Valdecir José de Queiroz.

Agradar a Deus e Troianos sabemos ser impossível, mas querer atacar uma pessoa que sua vida foi inteiramente dedicada a ser Médico e dos BONS, aí é querer valer de uma fatalidade desta para se promover, não como homens que estão preocupados em exercerem suas funções de guardiões de nossa sociedade, mas tendo visão míope da próxima eleição.

Não me contive em presenciar, na rede social, ao ver uma desgraça desta ser motivo de autopromoção em detrimento de um cidadão e Médico como o Dr. Valdecir e por tabela atingir a administração pública ao colocar como “caos” o Hospital Municipal, que particularmente, com todas as dificuldades financeiras por que passam as prefeituras, o nosso Hospital Municipal tem tido um bom desempenho no atendimento à população. E digo mais, o Dr. Valdecir é um dos maiores, senão o maior, responsável por este sucesso.

Portanto, fica aqui minha indignação por esta maneira distorcida de exercer a função de vereador.

Jussara, 7 de janeiro de 2016.


Dr. José Augusto Pacheco”

CHUVAS - LAGO DA COBRAS TRANSBORDOU E INUNDOU CLUBE CANOÃO

As chuvas fortes nesta sexta-feira provocaram a cheia no Lago das Cobras onde está localizado o Clube Canoão em Jussara.

O lago transbordou a barragem sendo necessário que a Secretaria dos Transportes, Obras e Serviços Públicos enviassem trabalhadores para abrirem as duas comportas de segurança do lago para dar maior vazão às águas e aliviar a pressão na barragem evitando o seu desmoronamento. Mesmo com essa medida alguns pontos da barragem foram danificados e terão de serem consertados.

As águas do lago subiram e invadiram o Clube Canoão que ficou totalmente alagado. O lago virou atração turística, muitas pessoas se aglomeraram para ver o espetáculo provocado pelo grande volume de água. Fotos do cenário estão circulando nas redes sociais.

CHUVA FORTE EM JUSSARA PROVOCA ALAGAMENTO EM RUAS

Alagamento na rua 12 Bairro Goiás
Chuvas constantes em Jussara durante a semana somadas ao temporal nesta sexta-feira provocaram alguns pontos de alagamentos, mas sem maiores prejuízos para a população.

Algumas ruas, a exemplo da rua sete, entre os Bairros Nortista e Goiás, ficaram quase tomadas pela água, mas não ficaram totalmente intransitáveis. Nestes pontos de alagamento das ruas existe o risco de acidentes, já que a água pode esconder algum objeto na rua, como pedras ou galhos arrastados pelas enxurradas.

As Ruas C e a 12 que ficam em região ribeirinha às margens do Córrego Molha Biscoito tiveram alguns pontos de alagamento mais graves, mas com a situação controlada.

O Lago das cobras, onde fica o Clube Canoão transbordou por cima da barragem sendo preciso que fossem abertas as comportas que ficam submersas para maior vazão da água.

Ruas alagadas: perigo

Rua C, no Bairro Nortista


quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

SERVIDORES PUBLICAM NOTA EM DEFESA DO HOSPITAL MUNICIPAL DE JUSSARA

NOTA PUBLICADA POR UM INTERNAUTA NO FACEBOOK:
HOSPITAL MUNICIPAL DR ABIUD PONCIANO DIAS.

“A cada dia que passa vejo com espanto a forma em que algumas pessoas chegam nesta unidade de saúde, em muitos casos elas chegam armadas de desconfiança, uma raiva
 preexistente, não discordo de que as pessoas busquem seus direitos em casos que se sentiram prejudicadas ao serem atendidas aqui, também sei que os meios de comunicação de nosso município tem todo o direito de divulgar e buscar junto a sociedade melhorias para a saúde. Porém, o que pude observar é que está se criando um preconceito com relação ao Hospital, e como todo tipo de preconceito cria-se uma intolerância, um sentimento de hostilidade que não procura compreender determinado fato, é aquilo que generaliza muitas vezes sem razão alguma. Vale dizer que a saúde pública de nosso país é um sistema único e que por muitas vezes e por vários motivos passa por dificuldades, porém, os funcionários, os servidores públicos que trabalham na saúde não são o motivo desses problemas, somos falhos, mas também somos dedicados, e apesar das dificuldades buscamos atender as pessoas de forma que as mesmas se sintam satisfeitas.


Com todo o respeito para com as pessoas que descordam de minha opinião, sei que dificuldades existem, mas não concordo que a saúde de Jussara esteja um caos total. Um hospital foi fechado em nosso município e outro não atente aos fins de semana e feriados e nem no período noturno, com isso a demanda do Hospital aumentou muito e apesar disso, todos são acolhidos e atendidos aqui, sei que é esta a função e a obrigação desta unidade de saúde porém o que esperamos da sociedade é um pouco de compreensão.


Interessante o fato de algumas pessoas esperarem duas, três até quatro horas em um hospital particular para serem atendidos e não conseguirem ficar 20 minutos aqui. Interessante o fato de acharem que um médico deve fazer um plantão de 24 hs, atender quase setenta pacientes e não ter o direito de 15 minutos para almoçar, lanchar e fazer suas necessidades fisiológicas, não entendo o porque que chegam aqui com tanta certeza de que serão humilhados e desrespeitados, com certeza esta reação está vinculada ao preconceito que citei antes. Mais uma vez,todo meu respeito aos que descordam de mim, àquelas pessoas que se sentiram prejudicadas no Hospital, porém espero que possamos conversar mais ao invés de discutirmos mais, espero que nós enquanto servidores públicos possamos entender o lado do paciente mas espero também que eles possam nos entende. Espero que possamos deixar interesses particulares, políticos e outros de lado e possamos olhar e zelar pelo ser humano”.

DESPORTISTA SE REÚNEM COM PREFEITA TATIANA

Desportistas em reunião com a prefeita Tatiana Ranna
Desportistas jussarenses participaram de uma reunião no gabinete da prefeita Tatiana Ranna para discussão de ações que poderão ser implantadas em 2016 com o objetivo de fomentar o esporte no Município.

Na reunião foram apresentadas propostas a curto, médio e longo prazo com o objetivo de apoiar a iniciação esportiva no futebol, handebol, vôlei, basquete, futsal e outras modalidades, e ainda a realização imediata de um bom campeonato de futebol.

A prefeita Tatiana agradeceu a participação de todos os desportistas presentes e conclamou a todos para que juntos possam fortalecer o esporte em Jussara, com boas competições e revelando atletas para o futuro.

O vereador Nilson Gomes parabenizou aos participantes da reunião e manifestou apoio à iniciativa. Participaram da reunião ainda o Diretor do Departamento de Esporte e Cultura Leandro Cantor, o vereador Neto do Moto Táxi, o Secretário de Transporte e Obras Nilson Almir, o assessor do gabinete da prefeita João Marque, e desportistas jussarenses.

Uma comissão foi formada composta por representantes de entidades organizadas, como o Tupy Futebol Clube, Associação Jussarense de Esporte AJE, Associação dos Veteranos, e outros.