sábado, 3 de dezembro de 2016

DOMINGO TEM TEATRO NA PRAÇA

O Projeto Oficinteatro 5 vai levar o teatro para a praça da Matriz neste domingo, 04/12, as 21:00 horas, com apoio da Prefeitura Municipal, Governo de Goiás/Lei Goyases, Fundo de Arte e Cultura de Goiás e Secretaria de Educação de Goiás.
As oficinas “Aprofundamento Teatral no Método da Triangulação na Cena Shakespearina” realizadas no Auditório da Biblioteca Municipal, no período de 28/11 a 03/12, contam com a participação de mais de trinta atores jussarenses, sob a coordenação Semio Carlos Batista, do Grupo de Theatro Arte e Fogo.

Jussara foi contemplada mais uma vez com o Projeto de continuidade que tem como objetivo deixar arraigados nas 11 cidades contempladas, a semente fervescente da arte teatral sublimada em três ícones: 1)- Circulação do espetáculo teatral, “Txuu-Looso - Raio de Sol»” do Grupo de Theatro Arte e Fogo; 2)- preparação de atores através da oficina que leva o nome do Projeto; 2.a)- Formação de platéia através de apreciações dos espetáculos seguido de debates com os artistas, ministrante e componentes da oficina e 3)-Montagem do espetáculo teatral, “Mosaico Shakespeariano”. Todas as etapas de execução serão realizadas gratuitamente para todos os seguimentos da sociedade.


ESPETÁCULO: “Txuu-Looso – Raio de Sol”

 Sobre a origem dos Karajá conta-se que eles moravam numa aldeia, no fundo do rio, onde viviam e formavam a comunidade Berahatxi Mahadu ou, povo do fundo das águas. Satisfeitos, habitavam um espaço restrito e frio. Certa feita, um pequeno peixe descobriu um raio de luz e brincando com ele, foi saindo das profundezas para a superfície do rio, se transformando em um jovem Karajá. Fascinado pelas praias e riquezas do Araguaia e pela existência de muito espaço para correr e morar, o jovem reuniu outros Aruanã e subindo à superfície tornaram-se Karajá. Tempos depois, encontraram as doenças e a morte! Tentaram voltar, mas a passagem estava fechada e guardada por uma grande cobra, por ordem de Bobéhi, chefe do povo do fundo das águas. Espalharam-se, então, pelo Araguaia. Com Kynyxiwe, o herói mitológico que viveu entre eles, conheceram os peixes e muitas coisas boas do Araguaia.

Apresentação Projeto Oficinteatro 4/2015 em Jussara
SEMIO CARLOS

Iniciou sua trajetória artística em 1987 aos 11 anos de idade no Grupo de Dança e Teatro Phrestas com o Diretor Édson Carvalho no Município de Anápolis, sua cidade natal; migrou em 1996 para Goiânia para trabalhar no Grupo de Theatro Arte e Fogo com o Diretor Delgado Filho, em 2004 ingressou na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás onde graduou licenciatura plena em Arte/Educação em 2008 e em 2009 graduou bacharel em interpretação teatral; recebeu 2 prêmios de melhor ator em Festivais Nacionais Teatro em Anápolis-GO e Camaçari-BA; ministrou a oficina “processo de criação no trabalho do ator” na Universidade Estadual do Amazônia U.E.A. Manaus-AM; fez curso de iluminação Cênica com Jorginho de Carvalho, Rio de Janeiro-RJ, curso de dramaturgia com o Diretor Jorge Vermelho, Brasilia-DF, curso teatral com André Carrera sobre o teatro e a silhueta da cidade em Blumenal-SC; como oficineiro, ministra o Projeto OficinTeatro que está em sua 5ª edição. Atualmente trabalha como ator/manipulador de bonecos e Produtor Cultural no Grupo de Theatro Arte e Fogo e Professor de Teatro no Projeto Social Jovem do Futuro na Cidade de Quirinópolis-GO e está Presidente da Associação Cultural Lua-Alá..

METODOLOGIA DA OFICINA:

A metodologia continuará atendendo o princípio artístico de Triangulação: apreciar, contextualizar e fazer teatro.
(1) APRECIAÇÃO de espetáculos teatrais do Grupo de Theatro Arte & Fogo gratuitamente para todos os seguimentos da sociedade dos Municípios contemplados.
(2) CONTEXTUALIZAÇÃO TEATRAL referente a teorias dos processos de construção de cenas: técnicas de interpretação, cenografia, iluminação cênica, maquiagem, figurino etc.
(3) PRÁTICA TEATRAL partindo da pesquisa qualitativa de clássicos universais da obra de William Shakespeare, colocando em prática todas as ações teóricas estudadas e apreciadas durante a oficina, culminando na montagem da peça, «Mosaico Shakespeariano» como encerramento do processo da oficina, “Aprofundamento Teatral no Método da Triangulação na Cena Shakespeariana".

Fotos: Fernando da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário