quinta-feira, 13 de outubro de 2016

SECA - LAGO DAS COBRAS COM BAIXO NÍVEL DE ÁGUA PREOCUPA AUTORIDADES

Lago das Cobras castigado pela falta de chuva
O período de seca que atinge toda a região Centro-Oeste do país, está causando prejuízos para os produtores rurais na região do Oeste Goiano. O Município de Jussara tem sido castigado com a seca prolongada, a cidade também. 

O risco de falta d’água é real, preocupa as autoridades, o que inclusive exigiu ações por parte prefeitura e da SANEAGO para melhorias no sistema, como limpeza das barragens de captação e interligação da região oeste.

Choveu muito pouco nos meses de novembro e dezembro de 2015, e fevereiro, março, abril e maio de 2016. O único mês com chuvas regulares esse ano, e até um pouco acima da média, foi janeiro. A região está enfrentando um período de pouca chuva, e com isso, os mananciais estão baixos, a água disponível no solo está escassa.

Pouca água - Em foto aérea é possível visualizar a
antiga barragem do Lago das Cobras
O Lago das Cobras está com o nível das águas muito baixo, o que tem causado preocupação às autoridades e à população. As pessoas que transitam na Avenida Marechal Rondon Oeste conferem o cenário triste, com o nível da água no lago muito baixo, antes nunca visto.

PREVISÃO DE CHUVA

Para outubro, a expectativa é que a chuva se espalhe pelo centro do Brasil e os volumes acumulados fiquem acima da média nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Já em novembro, as previsões climáticas indicam possibilidade de chuvas acima da média em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Resta esperar e torcer para que dentro dessas expectativas Jussara seja contemplada pela Mãe Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário