domingo, 8 de maio de 2016

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA DE JUSSARA TEM CLUBE DOS AVENTUREIROS

Jussara tem o primeiro Clube de Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia na região. Coordenado pela diretora, a jovem Rayane Neves, com ajuda de Elizabete Neves, o Clube dos Aventureiros “Pequena Luz” desenvolve atividades com cerca de 15 crianças, “com amor e dedicação, conforme diz Rayane, “em um mundo escuro as pequenas luzes farão a diferença”, explica.

Rayane integra um dos maiores clubes de aventureiros da América do Sul, o Castores do Riachão.

HISTÓRIA

Foi em 1972 que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tentou, pela primeira vez, criar um programa específico para as crianças menores de dez anos. Isso aconteceu em Washington (EUA), sob a direção de Carolee Riegel.

Em 1975, outra Associação (a do Nordeste – EUA) realizou um programa focado neste grupo especial e, cinco anos mais tarde, várias Associações já estavam seguindo estes exemplos pioneiros. A idéia ganhou força e foi copiada em muitos outros lugares.

Em 1988, a Divisão Norte Americana convidou as Associações interessadas e pessoas especializadas em crianças para estudar a oficialização do Clube de Aventureiros. (Em algumas localidades já se usava este nome).

Uma comissão se reuniu, um ano mais tarde (1989) para atualizar o currículo, as Especialidades e estabelecer normas para a organização e funcionamento do Clube. Participara¬m deste trabalho líderes da Escola Sabatina infantil, educadores, coordenadores do Ministério da Criança (das Uniões e Associações), e outros especialistas em família e educação infantil.

No mesmo ano (1989), a Associação Geral oficializou as Classes dos Aventureiros (Abelhinhas Laboriosas, Luminares, Edificadores e Mãos Ajudadoras), confirmando o trabalho feito por Teresa Reeve. Ela escreveu o currículo dos Aventureiros com o objetivo de “facilitar a criança partilhar sua fé, se preparar para esta vida e para a vida eterna”.

Em 1990, o plano piloto do Clube de Aventureiros foi iniciado nos Estados Unidos, na Divisão Norte Americana.

Em 1991, a Associação Geral o autorizou, como programa mundial, estabelecendo seus objetivos, currículo, bandeira, uniforme e ideais.

Esta é a parcela da história que outros escreveram. Uma parte, ainda não narrada, desta história, vai acontecer (ou já está acontecendo) aí, em sua igreja local – na verdade, estes serão os capítulos mais relevantes dela, do seu ponto de vista e do ponto de vista de suas crianças.

FILOSOFIA DO CLUBE DOS AVENTUREIROS

O Clube de Aventureiros é um Ministério da Igreja Adventista do Sétimo Dia, exclusivo a todas as crianças de 6 a 9 anos, em que a igreja, o lar e a escola se unem para ajudar as crianças a crescerem alegremente em sabedoria, estatura e graça para com Deus e os homens.

O Clube de Aventureiros destina-se a auxiliar os pais no processo de tornar o desenvolvimento de seus filhos mais rico e significativo.

OBJETIVOS

O Clube dos Aventureiros provê oportunidades criativas e alegres a fim de que a criança possa:

1 – Desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo;
2 – Experimentar a satisfação e a alegria de realizar coisas da maneira certa;
3 – Expressar naturalmente seu amor por Jesus;
4 – Aprender como ganhar e como perder nos esportes, e fortalecer sua capacidade de colaboração e convivência;
5 – Descobrir seus dons e habilidades espirituais, e aprender a utilizá-lo em benefício próprio e no serviço dos semelhantes;
6 – Descobrir o mundo de Deus;
7 – Melhorar sua compreensão dos fatores que contribuem para uma família unida e forte.
8 – desenvolver o hábito de ajudar os pais.
9 – desenvolver sua aptidões físicas, mentais e sociais;
10 – Desenvolver sua criatividade.

POR QUE TER UM CLUBE DE AVENTUREIROS?

O programa dos Aventureiros é preparado pela igreja para ajudar os pais na tarefa de educar as crianças, visando seu desenvolvimento como seguidores de Cristo no mundo atual. Quais os objetivos do Clube de Aventureiros?

Levar as crianças, em seu nível próprio, a entregar a vida e o coração a Jesus Cristo. Levá-las a desenvolver uma atitude positiva em relação aos benefícios, alegrias e responsabilidades de ter uma vida cristã.

Levá-las a adquirir hábitos, habilidades e conhecimento necessários para viver por Jesus hoje.

Os pais e responsáveis pelas crianças se tornarão mais confiantes e efetivos em seu papel como colaboradores de Cristo em favor de seus filhos.

A igreja aceitará sua responsabilidade de cuidar de sua juventude, provendo e melhorando um currículo planejado de educação religiosa para essa faixa etária.
Desenvolver através das especialidades, habilidade e espírito de iniciativa.  “As lições aprendidas, os hábitos formados durante os anos da infância, têm mais que ver com o caráter e a direção da vida do que todas as instruções e educação dos anos posteriores”. CBV, 380

QUEM SÃO OS AVENTUREIROS?

Um programa internacional de lazer e atividades, patrocinado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, através de um dos seus ministérios - o Ministério jovem. Seu objetivo é auxiliar pais, mães ou responsáveis na tarefa de desenvolvermos aspectos físico, mental, espiritual e social de seus meninos e meninas, num ambiente seguro e agradável.

Desenvolver as crianças, envolvendo os pais neste trabalho, é a principal missão do Clube de Aventureiros. Todo o programa se apóia sobre um tripé Família, Escola e Igreja. A Família tem a prioridade, vindo em seguida a escola, com a igreja atuando como a base de sustentação das outras duas áreas.

Uma criança que faz parte dos Aventureiros será um melhor membro de sua família. Uma criança que faz parte dos Aventureiros será um melhor aluno em sua escola. E, além disso, obterá melhor aproveitamento de sua experiência como membro da igreja.

QUEM É O AVENTUREIRO?

Em uma definição bem simples, é um menino ou menina com idade entre seis e nove anos de idade. Ninguém excepcional, se o compararmos com outras pessoas da mesma idade. Alguém muito especial, se o compararmos com qualquer outro ser humano, em qualquer outra idade. Ele acaba de superar o estágio de criancinha de colo, dependente, e avança a “passos largos” rumo à adolescência. Está curioso com o mundo, com as pessoas, consigo mesmo e com Deus. Quer saber como estas coisas (que o cercam) funcionam, isoladas e em conjunto.

O Aventureiro vive com uma pergunta sempre pronta, na ponta da língua: “por quê?” Ele exige respostas honestas, porém adaptadas à sua capacidade de compreensão. Sua presença é um desafio constante a quem convive com ele pois está à procura de heróis, modelos, sonhos e possibilidades — na verdade, necessita desesperadamente disso e espera ajuda para poder identificá-los e segui-los.


Ele é uma mensagem cifrada, dizendo que Deus AINDA não desistiu da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário