segunda-feira, 28 de março de 2016

JUSSARA: PREFEITA NÃO BUSCARÁ REELEIÇÃO E MUITOS PRÉ-CANDIDATOS SURGEM

Alguns dos muitos que são pré-candidatos em Jussara: Wilson Santos, 
Ricardo Nascimento, Juesmar Garcia, Arthur Junqueira, Nilson Gomes, 
Cheiro do Juvêncio e Deusdete Barbosa
Está se tornando comum um chefe de Poder Executivo Municipal, em condições de buscar a reeleição, dispensar esse direito. Na região do Oeste Goiano já temos outros exemplos. Também em Jussara isso se verifica. Tatiana Ranna dos Santos (PSB) já tomou essa decisão. Em tempos de crise, os prefeitos estão com dificuldade para, além de cuidar do rotineiro em uma gestão, ainda mostrar algumas obras, as quais, sem elas, a avaliação popular, que cobra muito, não qualifica bem o gestor. Tatiana foca sua preocupação em fechar as contas de sua gestão, cumprindo bem a Lei de Responsabilidade Fiscal e abre mão de tentar a reeleição.

Talvez em razão da prefeita Tatiana não ir à reeleição é que proliferam nomes de pré-candidatos a prefeitos. São muitos. Alguns, do grupo próximo à ela. Tatiana já sinalizou que pode até adotar postura de neutralidade no processo sucessório, dependendo do cenário que se formar.  Nestas eleições 2016, para prefeito de Jussara, Tatiana pode apoiar o Juesmar Garcia (PTC), Arthur Junqueira (agora no DEM), Nilson Gomes (PP) ou Leontino Costa, o Cheiro do Juvêncio (PSDC). Estes são vereadores e que fazem parte de seu grupo. Só que a prefeita pediu a eles juízo, frisando que precisam se decidir entre eles por um nome só, do que seja mais eleitoralmente mais forte. Tatiana já afirmou também que não tem restrições a Wilson Santos (PSDB) ou Deusdete Barbosa (agora no PRTB). Os dois são políticos de longa data em Jussara. Wilson chegou a ser prefeito quando da cassação de Paulo Carvalhaes. O nome dele está explícito na cidade como pré-candidato a prefeito, acreditando na força tucana. Deusdete Barbosa é vereador no sexto mandato e conhece bem a política de Jussara.

Um nome de pré-candidato a prefeito bem escancarado ao povo de Jussara é de Ricardo Nascimento. É um vereador combativo pelo PMDB e que sempre cobrou moralidade e eficiência de serviços públicos. Mas agora trocou de lado. Foi para o PSDC. Resta saber como o povo que acompanha ele reagirá a essa mudança, já que a legenda do PMDB tem público fiel e tradicionalista. E esse partido, o PMDB, perdeu também um outro vereador: Marcio Aurélio Cabral de Melo (Marcinho), que não aparece na lista de prefeituriáveis.

E essa lista de pré-candidatos é longa. Tem outros, a saber: Ze Railton, prof. Claudio Barros (PTC), Orio Caetano (Palito) e o presidente da Câmara, Juraci da Ambulância (PHS) e Anselmo Veículos (presidente do PR). O jornalista Wellington Peres aparece em lista de pré-candidatos a prefeito. Ele é do PDT, ligado a deputada federal Flávia Morais. Clézio Ascêncio Dias, o vice-prefeito de Jussara, não definiu seu projeto político para esse ano. Ele é um petista que poderá deixar o partido nos próximos dias.

Nessa reta final de prazo de troca de partidos, houve muita movimentação em Jussara. São coisas que pesam na eleição deste ano. Além dos que listamos acima, vale dizer também que o PT do B perdeu os dois vereadores que tinha: Neto do Moto Taxi foi para o PHS e o Chiquinho da Nova Jussara foi para o PP. Todo esse troca-troca confunde ainda mais o quadro.

E uma eleição em Jussara para prefeito não pode ser analisada sem ser levado em conta duas forças externas importantes: Joaquim de Castro e Claudio Meirelles. O primeiro é ex-prefeito, ex-deputado, ex-secretário de Estado e atualmente conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios. Não pode atuar político-partidariamente, mas uma manifestação de preferência dele em bastidores pode alterar o quadro. O deputado Claudio Meirelles também tem muita influência política em Jussara. Está calado sobre o assunto. Se manifestar, pesa em favor de algum lado.


Portanto, o quadro sucessório em Jussara é de total indefinição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário