quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

MPF INVESTIGA 132 MUNICÍPIOS GOIANOS E O ESTADO DE GOIÁS POR FALTA DE TRANSPARÊNCIA


Jussara ocupa a 9ª posição entre os municípios mais
transparentes de Goiás
Inquéritos Civis foram instaurados a partir do projeto “Ranking Nacional dos Portais da Transparência”

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) instaurou 133 inquéritos civis (IC) para apurar eventuais ações ou omissões ilícitas dos municípios e do Estado de Goiás sobre a correta alimentação de seus respectivos Portais da Transparência, conforme orientações do projeto “Ranking Nacional dos Portais da Transparência”.

O projeto foi apresentado em Goiás no último dia 9 de dezembro pelo procurador da República Ailton Benedito de Souza, que é o responsável pela instauração dos inquéritos. Anápolis foi considerado o município com maior transparência das contas públicas, seguido de Jataí (2º), Chapadão do Céu (3º), Pires do Rio (4º) e Quirinópolis e Valparaíso de Goiás empatados no 5º lugar. Jussara ocupa a 9ª colocação empatada com Carmo do Rio Verde. Clique aqui e veja o ranking completo de Goiás.

Ministério Público Federal MPF-GO
RANKING NACIONAL DOS PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA

O projeto idealizado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF consiste na classificação de estados e municípios por boas práticas de transparência. O objetivo da iniciativa é utilizar a acessibilidade às informações de estados e municípios como ferramenta de controle social dos gastos públicos. Saiba mais sobre o projeto no site do MPF

Legislação - o projeto fiscalizou o cumprimento das Leis Complementares nº 101/2000 e nº 131/2009 e da Lei Ordinária nº 12.527/2011 pelos entes políticos. A obrigação de prefeitos, governadores e presidentes de disponibilizarem informações, para qualquer cidadão, sobre quanto arrecadam e gastam já existe, em tese, desde 1988, quando a atual Constituição entrou em vigor.

Próximos passos – todas as unidades do MPF farão uma reavaliação nacional entre os dias 11 de abril e 9 de maio deste ano. Caso persistam as irregularidades apuradas pelos ICs, estarão previstas novas ações pelo MPF, entre as quais: ação civil por ato de improbidade contra os gestores públicos; recomendação para que a União suspenda transferências voluntárias de recursos aos entes recalcitrantes, com possibilidade de ações civis públicas visando a mesma suspensão; e representação à Procuradoria Regional da República contra os prefeitos pela prática do crime de responsabilidade.

Clique aqui e confira a lista dos 132 municípios e a íntegra das portarias de instauração dos  ICs.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454/3243-5266

E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário