quarta-feira, 19 de agosto de 2015

LIXÃO SATURADO – ONDE JOGAR O SEU LIXO?

Lixão de Jussara está saturado
O Lixão de Jussara é uma preocupação dos últimos prefeitos e um problema ambiental gravíssimo para a população. Para aumentar a vida útil do lixão é preciso fazer o remanejamento periódico de todo o material descartado, aterrando e liberando espaço para novas cargas levadas diariamente pelos caminhões coletores.

São comuns os caminhões não terem sequer como entrar no lixão para descarregar o material coletado. A média diária de lixo produzido em Jussara é altíssima, seja lixo doméstico, entulhos, galhos e outros.

A reciclagem do lixo ainda é modesta na cidade, não é feita de forma satisfatória para diminuir o volume de todo o material descartado.

Volume de lixo produzido em Jussara é grande
Para atender a legislação a prefeitura de Jussara se aliou a outros municípios da região na criação do CIMA – Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente com o propósito de resolver de vez esta questão, mas a solução emperra sempre no grande problema comum a todos, a falta de recursos.

O projeto do aterro sanitário do CIMA já tem até terreno adquirido, mas não teve ainda os recursos liberados. Alternativa, a usina de reciclagem aguarda para ser implantada.

Enquanto a solução não vem é comum ver caminhões coletores carregados de lixo aguardando a liberação de espaço no lixão para seguir e descarregar o material. Para esta liberação é necessário o serviço com máquinas pesadas empurrando tudo para abrir espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário