sábado, 22 de agosto de 2015

JUSSARA REALIZOU VI CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

VI Conferência Municipal de Assistência Social - Jussara-GO
A Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram a VI Conferência Municipal de Assistência Social em Jussara com o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”. A presença de segmentos representativos da sociedade foi fundamental para ampliar o conhecimento sobre o processo conferencial e também para preparar para a X Conferência Nacional de Assistência Social.

A Conferência foi presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Pe. Pedro Sirtoli que agradeceu a presença das autoridades destacando a prefeita Tatiana Ranna por ter a Maria Joaquina na Secretaria de Assistência Social: “Você é especial por ser a primeira mulher prefeita de Jussara, mas também por que trouxe a Maria Joaquina numa disputa acirrada com o Secretário Estadual de Cidadania que à época a queria também na sua equipe”. Pe. Pedro Sirtoli expôs o tema da conferência e destacou a importância da participação representativa registrada no evento.

Conselheira do CNAS Lea Lucia Cecilio Braga
A Conselheira Nacional do CNAS e Diretora da Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social Lea Lucia Cecílio Braga também destacou a participação das autoridades “neste momento de debate para construção da dignidade”. De acordo com Lea Lucia Jussara está muito bem representada no contexto nacional e estadual com a presença de Maria Joaquina na presidência do COEGEMAS, e destacou que a conferência é o momento para “conferir se tudo está nos conformes, fazendo o que é certo”.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde Dr. Luiz Carlos, “a solução para grandes temas passa pela conferência, pela discussão pular e a participação voluntária”.

Prefeita Tatiana Ranna
A Secretária de Assistência Social Maria Joaquina de Jesus agradeceu a todos os participantes, destacando o apoio da prefeita Tatiana Ranna na implementação das políticas sociais no Município. “Hoje é dia de debate com foco na assistência social, para consolidar de vez o SUAS, rumo a 2026”, disse.

A prefeita Tatiana Ranna agradeceu a todos pela presença na conferência, “o sucesso dos trabalhos depende da participação de todos”, e destacou a participação da secretária de assistência social na sua administração, “me sinto privilegiada em ter a Maria Joaquina e sua equipe à frente da assistência social, principalmente na nossa gestão com a implantação da gestão plena da assistência social”, disse.

Palestrantes e conferencistas debateram os eixos temáticos propostos nas mesas de trabalho e plenária. Foram eleitos os delegados e respectivos suplentes à X Conferência Estadual de Assistência: Maria Joaquina de Jesus e Ediná Aparecida de Farias, Djamir Bessa de Souza e Cleide Morais da Silva, Julyana Avelar e Silva e Marlene Maria Correia.


Grupos de trabalho debateram os eixos temáticos
A conferência foi presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Padre Pedro Sitoli e contou com a presença de autoridades como a prefeita de Jussara Tatiana Ranna, secretária de Assistência Social Maria Joaquina de Jesus, Conselheira Nacional do CNAS e Diretora da Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social Lea Lucia Cecílio Braga, Conselheiro Estadual do CEAS/GO João Paulo Dantas, coordenador da Comissão de Financiamento e Orçamento Dhyeferson Alves Monteiro, presidente do Conselho Municipal de Saúde Dr. Luiz Carlos, presidente do Conselho Municipal do Idoso Maria de Fátima Marangoni dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar Andrizia de Oliveira Rebouças, os vereadores Chiquinho da Nova Jussara, Cheiro do Juvêncio e Juraci Oliveira (presidente da Câmara), secretária de educação Simone Soraia, secretário dos transportes e obras Nilson Almir, entre outras. Servidores municipais de várias pastas também participaram do evento.

Fotos: Fernando da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário