sábado, 2 de maio de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PREVENÇÃO CONTRA TUBERCULOSE

Equipe da UBS José Pimenta da Silva
As Unidades de Saúde de Jussara estão realizando palestras para conscientização sobre a tuberculose durante o este mês. O tema da campanha é “Tuberculose, Educação em Saúde – Prevenção e Promoção da Saúde”.

De acordo com a Coordenadora da UBS José Pimenta da Silva (Bairro Goiás), enfermeira Leisiane Alves, “as pessoas confundem a doença com outras relacionadas com a gripe e a tosse, mas temos de alertar que a tosse por mais de três semanas, seguida de febre noturna pode ser um sintoma preocupante e é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa”, disse, destacando que “o tratamento e simples e após 20 dias a pessoa portadora da doença não transmite mais e depois de 6 meses a pessoa já está curada”.

O tema das palestras é sugerido pela Regional de Saúde do Rio Vermelho à Secretaria de Saúde do Município que repassa as atividades para as UBS.

A UBS José Pimenta da Silva responsável pelo atendimento no Bairro Goiás, Barro Nortista, Jardim Itaiara e Vila Natalina realizou a palestra com a participação de equipe coordenada pela enfermeira Leisiane Alves.

O que é tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Causas

A tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário