segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

PREFEITA TATIANA BUSCA SOLUÇÃO PARA O ATERRO SANITÁRIO DO CIMA EM VISITA A USINA NO RIO GRANDE DO SUL

Comitiva em visita a Usina de Tratamento de Resíduos
Sólidos no Rio Grande do Sul
Prefeitos e secretários de importantes cidades de Goiás foram convidados a participar no Rio Grande do Sul em visita técnica ao projeto piloto da Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos do empreendimento REUSI.

A empresa projeta a instalação imediata de cinco usinas em Goiás, sendo quatro no entorno de Goiânia nos Municípios de Trindade, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Inhumas, e mais uma em Jussara, que apesar de ter uma menor produção de resíduos sólidos (lixo) vai funcionar em sistema de Consórcio público, agregando outros municípios da região.

Estiveram na comitiva os prefeitos de Porangatu, Eronildo Valadares, a prefeita de Jussara e presidente do Consórcio Intermunicipal de Meio Ambiente, Tatiana Ranna dos Santos, secretários municipais de Goiatuba e Senador Canedo, além do secretário executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Meio Ambiente de Jussara, Wolmer Arraes, o deputado estadual Claudio Meirelles, e também o ex-secretário de cidades João Balestra.

Um grupo liderado pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela integrado ainda por Euler Morais, Secretário de Governo e Integração Institucional e a Engª.  Márcia Nayane Rocha Santana, Diretora de Resíduos fizeram parte da comitiva visitando o projeto piloto da Reusi.

Também o estava presente o coordenador da empresa Reusi em Goiás, Josias Gonzaga Cardoso, que já foi Secretário Estadual de Meio Ambiente e deputado federal por Goiás, e hoje é um dos maiores entusiastas desta tecnologia de poluição zero.

Além do Fernando Godoy, diretor comercial da empresa Reusi, estavam presentes vários outros diretores e técnicos da empresa ou de outros parceiros comerciais.

O CIMA

O consórcio CIMA foi indicado à parceria com a empresa Reusi, pois é o mais organizado em Goiás, tendo CNPJ próprio, Diretoria registrada, Conta Bancária, registrado no SINCONV, Estatuto Registrado, Contrato de Rateio com cada Município, imóvel escriturado em nome do Consórcio CIMA com área de 3,53 Alqueires e as Certidões negativas da Receita Federal, INSS, FGTS e SEFAZ.

Comitiva em visita a Usina de Tratamento de Resíduos
Sólidos no Rio Grande do Sul
VISITAS

 Foram visitadas as instalações da unidade piloto da REUSI em Novo Hamburgo (RS) onde as autoridades puderam conhecer madeiras sintéticas produzidas dos resíduos sólidos e participar de uma palestra para conhecimento sobre a Usina. Em seguida foi feito uma visita técnica à unidade piloto da Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos da REUSI em Taquara (RS).

O prefeito de aparecida de Goiânia Maguito Vilela autorizou sua equipe a efetivar o contrato para andamento da parceria. A prefeita de Jussara Tatiana Ranna destacou “a grande importância desta tecnologia e desta parceria que além de não gerar despesas para o município, também tem um resultado espetacular para a natureza”.

A USINA

A Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos da REUSI desenvolve um processo envolvendo três tecnologias patenteadas de forma complementar que resultam na única solução no mundo em que todo lixo produzido tem destinação final correta, sendo reutilizado em sua totalidade, assim, não empregando aterros sanitários, lixões ou qualquer outro método que não garante segurança ambiental em sua totalidade.

Na usina Reusi todos os resíduos sólidos são triturados e secados num primeiro processo, após o material segue na esteira passa por eletro imãs que irão separar os metais ferrosos.

Em seguida o material pode ser transformado num material denominado, “bio sintético reusi” que é feito no reator Bio Sintético Reusi Wood, reduzindo o volume e sua umidade. Esse material é transformado no final em madeira bio sintética, óleo pesado ou bio gás. Sendo que o óleo pesado gera o óleo diesel.


 A empresa propõe a instalação da usina de Tratamento de Resíduos Sólidos da REUSI sem custo para os municípios, em forma de Parceria Pública Privada (PPP) em que a empresa interessa por todo lixo produzido e também por todo passivo, ou seja, todo lixo já depositado nos lixões. A empresa ganha com a produção final resultante destes rejeitos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário