sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTOU PLANO DE CONTINGÊNCIA CONTRA A FEBRE CHIKUNGUNYA E DENGUE

Reunião no auditório da Biblioteca municipal
A Secretaria de Saúde de Jussara realizou reunião para apresentação do Plano Municipal de Contingência contra Febre Chikungunya e Dengue. A iniciativa marcou o início da mobilização contra o Aedes Aegypti — mosquito transmissor das duas doenças.

Segmentos organizados da sociedade e agentes públicos participaram da reunião realizada no auditório da biblioteca municipal.

Os índices mostram que a dengue está sob controle no município e que a população está colaborando, mas o combate à dengue exige um aprendizado constante. É preciso que se torne um hábito, como escovar os dentes e tomar banho. Por isso quem mora em locais onde há risco de acúmulo de água deve ficar atento. O alerta permanece, para que esses índices continuem em queda, até que se chegue a um cenário ainda mais seguro.

A secretária de Saúde, Luciana Freire alertou que “as ações serão intensificadas com a realização de arrastão contra a dengue em todos os bairros, mutirões de limpeza urbana, e também será reforçada a campanha permanente para conscientização da população. Sem a participação da população é impossível combater o mosquito transmissor das duas doenças”, disse a secretária.

As ações de combate aos criadouros do mosquito são realizadas o ano inteiro pelos agentes da Prefeitura de Jussara, mesmo nos meses de baixa incidência da dengue.

O plano de combate à dengue está baseado em dois pilares: ações de rotina e de contingência, voltadas para a vigilância epidemiológica, combate ao vetor, assistência aos doentes, educação e mobilização social, comunicação e gestão.

Participaram da reunião a coordenadora da UBS do Bairro Goiás enfermeira Leisiane, o coordenador do CAIS e do SAMU Wister Almeida, a coordenadora da UBS do setor Vila Nova, o coordenador da UBS do Setor Nova Jussara enfermeiro Fabrício Tavares, o secretário municipal da Ação Urbana João Leandro, o gerente do Núcleo de Combate aso Vetores (Funasa) José Valmir, a coordenadora da Atenção Básica Bruna do Carmo, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Gislene Cansado, o empresário Ugleidson Carlos (SB Prestacional), o representante da Secretaria do Meio Ambiente Diary Peixoto, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Dr. Luiz Carlos, e a Secretária de Saúde Luciana Freire.


Nenhum comentário:

Postar um comentário