segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUSSARA DÃO UM SHOW NOS ÍNDICES DO IDEB

IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
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O município de Jussara ao longo dos anos vem por meio de um trabalho sério e comprometido atingindo de forma antecipada as metas propostas pelo IDEB.  O resultado de 2013 comprova a eficiência e eficácia do trabalho de nossos professores e de toda comunidade escolar. Já temos na Escola Municipal Professora Dolores Martins o índice 6,0 que estava projetado para o ano de 2021. As demais escolas também estão além do esperado nas metas que o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) projetou quando instituiu o IDEB no ano de 2007.
          
A educação acontece de forma lenta e processual, não se obtém bons resultados ou resultados eficientes de um ano para o outro, portanto parabenizamos a todos que ao longo dos anos dedicaram de forma digna e coerente com os cargos e funções que exerceram. 

A vitória não é de um, ou de uma equipe apenas, o resultado é de toda população jussarense que direta ou indiretamente se beneficia com uma educação de qualidade.


O IDEB é o termômetro nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação. Por meio dele diagnostica-se as dificuldades e busca-se caminhos para sanar as deficiências encontradas. Considera-se para calcular o  IDEB  dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As avaliações externas que são utilizadas como base de cálculo para o IDEB são:  Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.


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