sexta-feira, 23 de maio de 2014

JUSSARA PARTICIPA DA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE BANDA EM ITAPIRAPUÃ

Serão contempladas escolas estaduais da regional de Jussara e escolas municipais da cidade onde acontece a formação.

O Centro de Estudos e Pesquisas Ciranda da Arte, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inicia nos dias 5, 6 e 7 de junho, em Itapirapuã, o curso de regência e formação de banda para professores de escolas estaduais e municipais da cidade. O curso, segundo a diretora do Ciranda da Arte, professora Luz Marina, é aberto a professores da rede estadual de toda a Subsecretaria Regional de Educação de Jussara e visa atender à demanda da região pela capacitação de profissionais para a regência e a formação de bandas nas escolas.

A capacitação de professores de banda é uma antiga reivindicação das escolas de Itapirapuã e região. Um dos colégios estaduais em Itapirapuã chegou a receber instrumentos há alguns anos, no entanto, sem regente, teve dificuldades para funcionar. Agora, a expectativa das escolas das redes estadual e municipal é que até o final deste ano os professores estejam preparados e possam levar de volta às ruas e pracinhas da cidade a alegria das bandas escolares.

Formação - O coordenador de Bandas do Ciranda da Arte, professor Marcelo de Almeida, que será o responsável pela formação dos professores na cidade de Itapirapuã, ao lado de três outros profissionais do Ciranda, explica que o curso possibilitará identificar as necessidades da regional e promover, além da formação inicial, o aperfeiçoamento futuro dos professores de bandas e fanfarras e dos instrutores e coreógrafos de Linha de Frente.

O curso será realizado no Centro de Pastoral do Menor de Itapirapuã (Cepami), na Cidade Livre, com o apoio da Prefeitura Municipal que ofereceu hospedagem e alimentação aos professores formadores. Como nem todas as escolas possuem ainda instrumentos musicais, embora tenham escolhido a oficina de Banda no programa federal Mais Educação deste ano, a formação só será possível porque a diretora da Escola Estadual Nico de Barros, Zuleide Pires da Costa Nacimento, cederá por empréstimo os instrumentos daquela unidade para as oficinas do curso.

Equipe formadora - Com Marcelo de Almeida, que é euphonista, estarão em Itapirapuã os professores: Renato Marciano, percussionista e professor da banda marcial do Colégio Estadual José Carlos de Almeida, de Goiânia, integrante da seleção brasileira de percussão e campeão nacional em 2013 com a banda de percussão de sua escola; e Manasses Aragão, trompetista, músico da Orquestra do Ciranda da Arte, com experiência em várias bandas da capital e especialista na parte pedagógica do Método Tocar Junto.

Também irá a Itapirapuã a professora Pollyanna França, que é baliza campeã estadual e nacional em várias competições e concursos de bandas, professora da escola de balizas e coordenadora da área de linha de frente do Ciranda da Arte. Ela será responsável pela formação dos professores que irão compor e treinar as balizas das escolas de Itapirapuã e regional para a Linha de Frente das bandas escolares.

Escolas - De Itapirapuã, participarão desta formação as escolas da rede estadual: Colégio Estadual Ilidia Maria Perillo Caiado, Escola Estadual Desembargador Mário Caiado e Escola Estadual Nico de Barros; além das unidades municipais Escola Sebastiana Sardinha e Centro de Pastoral do Menor de Itapirapuã (Cepami). De Jussara, até o momento, segundo o subsecretário regional de Educação, Luiz Mário Lopes Cardoso, se inscreveram para o curso duas escolas: Colégio Estadual Dom Bosco e a Escola Estadual Dr. Brasil de Ramos Caiado.

As vagas, entretanto, estão abertas a outras unidades da rede estadual da regional de Jussara. Cada escola deve participar com pelo menos três professores, sendo um para percussão, um para sopro e outro para a Linha de Frente. Para a formação de Linha de Frente, estudantes das escolas inscritas que tiverem interesse em atuar como balizas, podem participar da formação ao lado dos professores nas oficinas que serão realizadas durante o curso.

Combate à evasão - Para o diretor do Colégio Estadual Ilidia Maria Perillo Caiado, Márcio Nunes, sabendo que o Brasil possui uma riqueza cultural e artística imensa e que devemos valorizar e incorporar os conteúdos e formas culturais presentes na grande diversidade, esse curso chegou em bom momento para a sua escola. “Vejo numa fanfarra ou numa banda uma oportunidade de crescimento na vida estudantil e, principalmente, no combate à evasão escolar”, afirmou Márcio Nunes, lembrando que a atuação de uma banda também aproxima a escola da comunidade.

O curso terá início às 9h30 de quinta-feira, dia 5 de junho. As atividades dessa manhã se estenderão até 12h, seguidas de intervalo para almoço. Os professores retornam à formação às 13h30 e prosseguem em atividades até 18h30. Na sexta-feira, a formação será desenvolvida de 8h a 12h e de 14h a 18h; e no sábado, dia 7 de junho, as atividades serão apenas no período matutino, começando às 8h e com encerramento previsto para 12h30, completando assim a carga horária de 20 horas/aula. O segundo encontro será programado para o início do mês de agosto e os demais para os três meses subseqüentes.

Neste primeiro encontro de formação em Itapirapuã, os professores do Ciranda terão um diálogo inicial com os professores para o entendimento das reais necessidades da regional. Durante o curso, os professores inscritos para a área musical aprenderão o que é e quais são as categorias de bandas e fanfarras e participarão de oficinas práticas e teóricas de percussão e sopro e de ordem unida e marcha. Também aprenderão técnicas por meio do método Tocar Junto de ensino coletivo em bandas. Ainda na formação dos professores de banda, estarão conteúdos relacionados a noções básicas sobre uniformes e adereços.


Os professores que se inscreverem para Linha de Frente e Balizas aprenderão quais são as funções do coreógrafo e, ainda, como se deve preparar os alunos e alunas na coreografia e como a baliza deve se apresentar na linha de frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário